quinta-feira, 8 de novembro de 2007

São Martinho em Faro


DIA DE SÃO MARTINHO COMEMORADO NO CONCELHO DE FARO

O Concelho de Faro assinala o Dia de São de Martinho, com comemorações em Estoi e no Museu Municipal de Faro.

Naquela freguesia, e por iniciativa da Junta de Freguesia de Estoi, os festejos começam no dia 10 de Novembro, na Casa do Povo, pelas 16:00, com um Teatro de Fantoches alusivo à Lenda de S. Martinho, apresentado pelo Serviço Educativo do Museu Municipal de Faro, a convite da Junta de Freguesia de Estoi. Posteriormente e esta acção serão entregues pequenos livros para colorir relativos à lenda. Pelas 17:00, decorre uma Palestra sobre Vinhos do Algarve, às 18:00 realiza-se um Magusto e tem início um Baile pelas 21:00.
No dia 11 de Novembro, o programa é extenso e começa logo pela manhã, às 10:00, com o descerramento de placas toponímicas de ruas da aldeia de Estoi. Pelas 11:00 a Igreja Matriz recebe o Grupo Coral Ossónoba que actuará até cerca das 11:30, altura em que será inaugurada a Exposição de Tradicionais Bonecos Votivos em massa de pão, nesta mesma igreja. Posteriormente, pelas 12:00 terá início a Missa Dominical e às 13:30 realizar-se-á um almoço convívio de São Martinho, para o qual é necessário reserva (289997552 ou 289991620). As comemorações terminam com um espectáculo musical e de folclore no Largo da Liberdade, previsto para as 15:00.
A equipa do Museu Municipal de Faro desenvolveu este ano um Projecto de Investigação em torno das gentes da Vila Adentro, intitulado “Vila-Adentro: Identidade, Espaço e Comunidade”, a fim de estudar as dinâmicas e práticas comunitárias existentes no espaço Vila-Adentro. O Município de Faro considera que a sua actuação deve contribuir para a (re)construção da Memória e para o desenvolvimento de uma cidadania consciente e critica.
Através deste trabalho, pretende-se resgatar e dar a conhecer a identidade tradicional associada ao espaço, nomeadamente, as artes e ofícios, as festas e as manifestações comunitárias, as Instituições e a dinâmica comunitária.
Como forma de agradecimento à comunidade residente na Vila-Adentro pela sua colaboração e disponibilidade, a CM de Faro, através do Museu Municipal, organiza no dia 11 de Novembro, Domingo, pelas 14.30 horas, um magusto destinado a esta comunidade.

Nenhum comentário: