AUTARQUIA DESCONHECE RELATÓRIO E PEDE ESCLARECIMENTOS SOBRE A PONTE METÁLICA RODOVIÁRIA DE PORTIMÃO À ESTRADAS DE PORTUGAL (EP)
Na sequência das notícias vindas hoje a público sobre a questão da Ponte Metálica Rodoviária de Portimão, o Executivo de Manuel da Luz solicitou de imediato pedido de esclarecimentos ao Director Regional do Algarve da Estradas de Portugal, EP, e considerando a importância e pertinência do tema em questão tornamos público o conteúdo do mesmo:
“Na sequência da noticia publicada no semanário SOL de 3/11/2007, com chamada à Primeira Página sob o titulo “Ponte de Portimão pode ruir a todo o momento”, tive oportunidade de telefonicamente conversar com Vª Ex.ª sobre o assunto, tendo-me sido transmitida a informação de que as Estradas de Portugal, (EP) consideravam não haver necessidade de proceder ao encerramento da referida Ponte, antes da data já previamente definida de 10/11/2007, já que ontem mesmo foram efectuadas observações directas aos pilares da referida ponte inclusive através de mergulho subaquático, não tendo sido detectadas alterações significativas às anomalias já identificadas em anteriores operações.
No entanto, ao ler atentamente a notícia publicada no jornal, onde são citados responsáveis da EP, e transcritos extractos de um relatório técnico datado de 1/10/2007, sobre a referida ponte (que aliás esta autarquia desconhece), sobressaem as seguintes citações que nos deixam sérias dúvidas:
1 – “Mas a EP optou pela intervenção urgente nos pilares 4 e 5 sob pena da ocorrência de um colapso da estrutura escreveu
2- “O mesmo responsável conclui que, em nome do bom senso, logo que possível se proceda ao encerramento da estrutura até ao início das obras. A sugestão foi aceite por Santinho Horta, chefe de Pimentel. A administração da EP aprovou a decisão a 4 de Outubro”;
3- “O processo de ajuste directo no valor de €300 000 emperrou nos valores apresentados pelas empresas interessadas. A proposta mais baixa é de €490 000 o que obriga visto do Tribunal de Contas. Assim a EP aguarda pelo final do concurso público para iniciar a reparação de todos os pilares deixando cair a obra de emergência aos pilares 4 e 5. Já passaram mais de 30 dias desde o segundo alerta vermelho deste ano. E a ponte que liga
Face a estas citações, a Câmara Municipal de Portimão vê com extrema preocupação o protelar até ao próximo fim de semana do encerramento da ponte ao transito automóvel, já que o concurso ainda se encontra na sua fase final de adjudicação, pelo que a obra não se irá iniciar de imediato após o previsto encerramento. Tal situação que se deve às questões burocráticas apontadas constitui mais uma razão para se ponderar o encerramento imediato.
Assim e face ao exposto agradeço a confirmação por escrito de Vª Ex.ª até ao final da manhã da próxima segunda feira dia 5 de Novembro, de qual a posição final dessa entidade em relação à data do encerramento e o reafirmar que a segurança de pessoas e bens não se encontra em perigo, sob pena de na ausência de resposta, procedermos ao encerramento do acesso poente à referida ponte.
Por ultimo quero realçar que foi com estupefacção que vi noticiado “ o receio das criticas da Câmara relativamente ao encerramento da ponte tendo em conta a proximidade da época alta turística que levou os dirigentes das EP apenas a proceder à reparação dos pilares 4 e 8 “. Tal situação nunca foi colocada a esta autarquia e com certeza que se tal tivesse acontecido estaríamos solidários com a EP e apoiaríamos qualquer posição que tomasse desde que tecnicamente sustentada.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário