sexta-feira, 9 de novembro de 2007

São Brás de Alportel - “Em dia de S. Martinho, castanhas e vinho!”



Em dia de S. Martinho, castanhas e vinho!”

Um fim-de-semana “quentinho e bom” em São Brás de Alportel

A CM de São Brás de Alportel, em colaboração com algumas entidades e associações, volta a assinalar o Dia de São Martinho, com um conjunto de actividades destinadas a promover o espírito da partilha e da amizade, que caracterizam os festejos do Dia de São Martinho e que são a essência da bonita lenda, que narra a história do generoso cavaleiro que cortou a sua capa para a partilhar com um velho mendigo que morria de frio à beira da estrada… reza a história que a partir de então sempre nestes dias de Novembro, o Inverno dá tréguas e o Verão de São Martinho aquece os dias para que todos possam lembrar o exemplo de altruísmo do jovem Martinho.

A antiga lenda, que simboliza a solidariedade e a amizade é uma vez mais celebrada, na Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel, com mais uma edição da Festa de São Martinho. A festa terá lugar no sábado, dia 10, a partir das 16:00, com a habitual partilha de sabores e tradições, que ocorre entre leitores e músicos da comunidade são-brasense e da comunidade alemã residente, aquecidos pelas castanhas quentes e confortados pela saborosa jeropiga. Durante este convívio de São Martinho, o jardim da biblioteca deixa-se invadir pelas sonoridades do Coro dos Amigos do Museu, um grupo constituído por elementos de várias nacionalidades, unidos pelo amor à música, e pelas trovas populares do Grupo “Cante Andarilho” que tem vindo a defender e a preservar a música tradicional portuguesa.
Na noite de Dia de São Martinho, domingo, dia 11, o Centro Museológico do Alportel volta a ser ponto de encontro de tradições, para colher um Tradicional Magusto, uma noite de confraternização para toda a comunidade, com encontro marcado, pelas 21h00, nos espaços exteriores do Centro. A Sociedade Recreativa Alportelense convida toda a população a participar no convívio que dá azo ao trocadilho, com “Água-pé, castanhas e vinho faz-se uma boa festa pelo S. Martinho”, onde não falta a castanha assada, o vinho novo e a folia popular.
Para os mais arrojados o Dia de São Martinho reserva ainda uma aventura sobre rodas, na noite de domingo, dia 11, em mais uma edição do “Passeio de São Martinho”. O Bike Clube São Brás convida a uma divertida corrida de bicicletas, à descoberta do concelho, que se dirige especialmente a todos os amantes do desporto. Com ponto de encontro marcado no largo da Rua Jornal O Sambrasense, pelas 21:00, esta iniciativa proporciona a todos os participantes um divertido percurso, pelas típicas tascas serranas, ao encontro dos sabores, sem esquecer as castanhas e o bom vinho da região.

Programa “Festejos de São Martinho”

Dia 10 |sábado |16h00 | Biblioteca Municipal

VI Festa de São Martinho “Tradição & Partilha”

Animação musical, com:

> Coro dos Amigos do Museu

> Grupo “Cante Andarilho”

Org. Câmara Municipal de São Brás de Alportel / Colab.: Grupo de Amigos do Museu

Dia 11 | domingo | 16h00 | Sede da Sociedade Recreativa Alportelense

Matinée Dançante “O som dos velhos tempos”

Animação Musical, com o acordeonista Paulo Graça

Org.: Sociedade Recreativa Alportelense

Dia 11| domingo | 21h00 | Espaço exterior do Centro Museológico

Tradicional Magusto

Org.: Sociedade Recreativa Alportelense

A partir de 11 de Novembro | Espaço exterior do Centro Museológico

Bazar Solidário

Para angariação de fundos para a realização de uma festa de Natal para as crianças da aldeia.

Org.: Sociedade Recreativa Alportelense

Nenhum comentário: