terça-feira, 27 de novembro de 2007

Espaço: China mostra a Lua!



Imagens captadas pela sonda Chang E-1

China mostra a Lua

Imagens a preto e branco, captadas a 20 e 21 de Novembro, mostram, de forma nítida, as crateras na superfície lunar. Um evento que teve lugar, hoje, no Centro de Controlo Aeroespacial de Pequim, na China.

Na área captada nas imagens - cerca de 460 quilómetros de extensão por 280 quilómetros de largura -, são observáveis zonas montanhosas da lua. Para ter essa leitura foi feito um "puzzle" com base em 19 imagens de pedaços da superfície lunar, com cerca de 60 quilómetros cada uma.
O lançamento da sonda Chang E-1 aconteceu poucas semanas depois de uma missão idêntica levada a cabo pelo Japão, mas as autoridades chinesas esclarecem que não querem concorrer com ninguém.
O Governo de Pequim afirma que o objectivo é utilizar todo o conhecimento e inovação para cooperar com outros países e participar da construção da estação espacial internacional. "Os chineses têm a capacidade de acompanhar a família das nações mais avançadas", disse o primeiro-ministro, Wen Jiabao.
O chefe de Governo disse, ainda,que esta era a terceira grande etapa concluída pelo programa espacial chinês, depois de ter enviado os seus próprios satélites e feito viagens tripuladas ao espaço.
Contudo, não está previsto o envio de astronautas para a lua. "Tenho lido relatos nos meios de comunicação social estrangeiros que dizem que a China vai tentar colocar um homem na lua, em 2020. Mas não creio que exista qualquer plano desse tipo", disse Sun Laiyan, director da Administração Nacional Espacial da China.
A China espera, contudo, fazer alunar um pequeno veículo motorizado em 2012. Se essa experiência for bem sucedida, o modelo deverá, em 2017, recolher amostras de solo e rochas para investigação científica.

Nenhum comentário: