Imagens captadas pela sonda Chang E-1
China mostra a Lua
Imagens a preto e branco, captadas a 20 e 21 de Novembro, mostram, de forma nítida, as crateras na superfície lunar. Um evento que teve lugar, hoje, no Centro de Controlo Aeroespacial de Pequim, na China.
O lançamento da sonda Chang E-1 aconteceu poucas semanas depois de uma missão idêntica levada a cabo pelo Japão, mas as autoridades chinesas esclarecem que não querem concorrer com ninguém.
O Governo de Pequim afirma que o objectivo é utilizar todo o conhecimento e inovação para cooperar com outros países e participar da construção da estação espacial internacional. "Os chineses têm a capacidade de acompanhar a família das nações mais avançadas", disse o primeiro-ministro, Wen Jiabao.
O chefe de Governo disse, ainda,que esta era a terceira grande etapa concluída pelo programa espacial chinês, depois de ter enviado os seus próprios satélites e feito viagens tripuladas ao espaço.
Contudo, não está previsto o envio de astronautas para a lua. "Tenho lido relatos nos meios de comunicação social estrangeiros que dizem que a China vai tentar colocar um homem na lua, em 2020. Mas não creio que exista qualquer plano desse tipo", disse Sun Laiyan, director da Administração Nacional Espacial da China.
A China espera, contudo, fazer alunar um pequeno veículo motorizado em 2012. Se essa experiência for bem sucedida, o modelo deverá, em 2017, recolher amostras de solo e rochas para investigação científica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário