quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Greve geral da Função Pública a 30 de Novembro!



Greve geral da Função Pública a 30 de Novembro

Sindicatos juntos contra aumento dos salários de 2,1% em 2008

As três estruturas sindicais da Função Pública vão levar a cabo uma acção de luta conjunta dia 30 deste mês para protestar contra o aumento de 2,1% determinado pelo Governo para a actualização dos salários em 2008. A decisão dos representantes dos trabalhadores do Estado acontece depois de a Frente Comum ter anunciado uma greve para a última semana deste mês.


Os sindicatos da Função Pública filiados na CGTP e na UGT chegaram a acordo. Os representantes dos trabalhadores do Estado criticam a intransigência do Governo que não cedeu nas negociações. Os aumentos propostos - pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), Frente Sindical da Administração Pública (FESAP) e Frente Comum - para a actualização salarial em 2008 variam entre 3,3 por cento e cinco por cento. Com a subida determinada pelo Governo de 2,1 por cento, um salário médio, que ronda os 1.250 euros passa para 1.276. Ou seja, neste caso, mais 26 euros. No subsídio de refeição a subida percentual é idêntica. Aumenta dos actuais 4,30 euros para 4,11 euros.
Em suma, em 2008, os funcionários públicos terão oito cêntimos extra para almoçar.
Durante a discussão na generalidade do Orçamento de Estado para 2008 o Governo mostrou-se intransigente: "O aumento dos salários no próximo ano vai ser de 2,1 por cento", frisou o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos.

O valor coincide com a inflação prevista para 2008.
Nos últimos 11 orçamentos, a previsão falhou nove vezes. Se desta vez se confirmar, os funcionários públicos, em teoria, não perdem poder de compra - mas também não ganham.
..

Nenhum comentário: