terça-feira, 13 de novembro de 2007

Caso Madeleine



Caso Madeleine - político inglês diz que polícia portuguesa é corrupta!


Piers Merchant, assessor do deputado europeu Roger Knapman, acusa o sistema judicial português de ser «corrupto» e explica que o Governo inglês se tem envolvido no apoio aos McCann porque «Portugal não tem uma verdadeira tradição de direitos civis, liberdades e democracia»

Piers Merchant, assessor do deputado europeu Roger Knapman, acusa o sistema judicial português de ser «corrupto» e explica que o Governo inglês se tem envolvido no apoio aos McCann porque «Portugal não tem uma verdadeira tradição de direitos civis, liberdades e democracia»
Para o político conservador inglês, todo o apoio dado ao casal McCann pelo Governo inglês se justifica pela necessidade de o Reino Unido proteger os seus cidadãos do sistema judicial português «que é conhecido por ser suspeito».
As declarações de Piers Merchant – do UK Indepence Party – vieram na reposta a uma carta enviada por Brigette Barnes, uma cidadã inglesa, ao euro-deputado Roger Knapman.
No documento, a que o SOL teve acesso, a inglesa expressava a sua preocupação com o envolvimento de Gordon Brown no caso do desaparecimento de Madeleine McCann e interrogava-se sobre as declarações feitas por vários ex-polícias britânicos aos media do Reino Unido sobre a alegada incompetência da Polícia Judiciária.
No e-mail que recebeu do gabinete do euro-deputado, Barnes foi confrontada com uma série de acusações à polícia e ao Estado português. «Alguns elementos da polícia [portuguesa] são corruptos e neste caso há mesmo um detective que foi acusado de corrupção» , pode ler-se na resposta.
Confrontado pelo SOL, o político inglês reafirmou as declarações feitas no e-mail enviado a Brigette Barnes, segundo as quais «muitos dos polícias [portugueses] foram formados durante o fascismo e as instituições ainda têm marcas do longo período da ditadura [de Salazar]».
Num texto com referências a Salazar e Marcelo Caetano, Merchant explica à cidadã inglesa que «Portugal não tem uma verdadeira tradição de direitos civis, liberdades e democracia».
É por isso que, no entender deste conservador, se justifica o envolvimento de Downing Street no caso de Madeleine McCann: «os cidadãos britânicos devem ser protegidos de um sistema estrangeiro que não é digno de confiança».
Piers Merchant desvaloriza as preocupações da eleitora inglesa relativamente à descredibilização das autoridades portuguesas nos meios de comunicação inglesa, classificando a investigação inicial do desaparecimento como «amadora».
Ao SOL, o assessor assegurou que sempre que responde às cartas enviadas ao euro-deputado faz questão de frisar que as respostas são da sua responsabilidade: «As opiniões são mais minhas do que de Knapman, até porque eu próprio sou político e respondo pelas minhas ideias, mas de uma maneira geral, as minhas ideias são muito semelhantes às suas».
Merchant – que respondeu em nome de Knapman – aproveitou ainda para avisar a autora da carta de que tudo o que escrever «mesmo que na Internet ou num e-mail está sujeito às leis da difamação», aconselhando-a «para o seu próprio bem, ser muito cuidadosa ao fazer circular declarações altamente difamatórias sobre Kate e Gerry McCann».

Nenhum comentário: