quarta-feira, 14 de novembro de 2007

OLHÃO COMEMORA DIA NACIONAL DO MAR

OLHÃO COMEMORA DIA NACIONAL DO MAR COM VÁRIAS INICIATIVAS

O Dia Nacional do Mar é uma data que nunca passa despercebida no concelho de Olhão. A autarquia faz questão de assinalar e celebrar o dia 16 de Novembro, honrando a ligação ancestral que a população de Olhão mantêm com o mar. Este ano, são várias as iniciativas que recordam essa herança feita de viagens destemidas, vidas começadas e acabadas ao sabor dos caprichos do mar.

São dois dias reservados para as comemorações do Dia Nacional do Mar. O Município de Olhão presta assim homenagem à principal actividade do concelho e às muitas centenas de pescadores que continuam a viver os dias ao ritmo das marés.
As pescas e a enorme biodiversidade da costa do Algarve serão, precisamente, os temas centrais da exposição de fotografia e do livro que será lançado no dia 15 de Novembro, às 18 horas, no Museu da Cidade. A obra intitula-se «Biodiversidade nas Pescas do Algarve (Sul de Portugal)» e é fruto da investigação da Professora Doutora Teresa Cerveira Borges do Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), em conjunto com um grupo de especialistas. A exposição fotográfica é da autoria de David Francisco e inclui algumas das fotografias incluídas no livro.
No dia 16 de Novembro, recorda-se uma das páginas mais arrojadas da história dos pescadores olhanenses. Um conjunto de fotografias exposto na Ludoteca da Fuseta irá trazer para a luz do dia imagens e momentos vividos pelos homens da Fuseta e Olhão durante a pesca do bacalhau. Uma exposição a não perder, a partir das 18 horas.
Finalmente, a Marinha Portuguesa também se junta a estas celebrações com uma exposição temática. Entra as 09 e as 18 horas do dia 16 de Novembro, o Jardim Pescador Olhanense vai ser invadido por viaturas, equipamentos e meios náuticos que fazem parte do dispositivo operacional da Marinha.
Com estas iniciativas, a autarquia olhanense pretende assinalar o papel estruturante do mar, ao longo dos séculos, no desenvolvimento do concelho, quer a nível económico, cultural e social.

Nenhum comentário: