sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Música - Mariza não ganhou o Grammy mas cantou para a gente da sua terra!

Mariza cantou para a gente da sua terra!

Mariza não ganhou o Grammy mas conquistou o coração das 14 mil pessoas que esgotaram o Pavilhão Atlântico. Do Norte ao Sul do país, de S. Tomé e Príncipe ao Brasil, vários foram os ritmos que invadiram a sala do Multiusos, no Parque das Nações, numa noite memorável.

Depois da exibição de um vídeo do filme de Carlos Saura, Fados, começou o espectáculo. Mariza entrou em palco com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa para cantar a primeira música que deixou todo o Pavilhão Atlântico sem palavras. O palco estava simples, sóbrio, como a artista. De vestido preto com folhos, vários colares ao pescoço e uma enorme vontade de cantar, Mariza ergueu a cabeça e, emocionada, agradeceu a presença de todos naquela noite tão especial.
Como não podia deixar de ser, Amália Rodrigues foi uma das homenageadas. Ao som de tambores africanos que se fundiram na perfeição com os instrumentos clássicos da Orquestra Sinfonietta de Lisboa, 14 mil pessoas cantaram uma animada versão do Barco Negro. Mariza mostrou que para além de cantar também sabe dançar e moveu-se freneticamente enquanto encarnava Amália.
Entre os convidados da noite, subiram ao palco Carlos do Carmo, Filipe Mukenga, Tito Paris, Ivan Lins, e o seu grande amigo Rui Veloso que, mesmo de muletas, fez questão de estar presente. Apesar de o fado ser a sua grande paixão, Mariza também soube cantar com garra as mais diferentes melodias trazidas pelos convidados. Todos juntos transformaram um suposto concerto de fados num espectáculo étnico que misturou ritmos de vários cantos do mundo.
As terras de Portugal também não foram esquecidas. Mariza viajou do norte ao sul do país etrouxe até à sala do Atlântico o calor do Alentejo com a Feira de Castro e a energia do Norte com o Malhão. Depois de um espectáculo de amigos e para amigos, Mariza não pode deixar de falar do prémio que poderia receber naquela noite: o Grammy Latino.
Em frente a 14 mil pessoas, Mariza revelou: «Sei que estão curiosos para saber de um certo prémio...pois...foi para a Colômbia. Pelos vistos tomei a decisão certa. Fiquei cá com a gente da minha terra!» E debaixo de um som de palmas ensurdecedor, foi com estas palavras que a cantora introduziu uma das mais sentidas músicas de sempre. Com ar emocionado e orgulho ser portuguesa, Mariza cantou com a alma Oh Gente da Minha Terra. Olhou em frente, desceu do palco e perdeu-se na multidão...

Nenhum comentário: