sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Pescadores - obrigado Sr. ministro!


PESCADORES - Ministro manda Força Aérea desistir de processos

O ministro da Defesa mandou a Força Aérea desistir de dois processos em que a instituição exigia o pagamento de verbas por causa de salvamentos em alto-mar.

A Associação Pró-maior Segurança dos Homens do Mar já agradeceu a atitude de Nuno Severiano Teixeira.
O ministro da Defesa deu instruções para que a Força Aérea desistisse de dois casos que tinha em tribunal na sequência de operações de salvamento feitos em alto mar e que a instituição pretendia que fossem pagos.
Em declarações à TSF, Nuno Severiano Teixeira explicou que a desistência destes casos «não deve ser pretexto» para que continuem a existir operações de salvamento em alto mar que não sejam pagos.
«Temos de resolver este problema em coordenação com todos os departamentos do Estado a bem do cidadão», frisou o ministro, que não esclareceu a forma de resolução deste diferendo entre o INEM, Força Aérea e a Marinha.
Reagindo a estas instruções dadas pelo titular da pasta da Defesa, o presidente da Associação Pró-maior Segurança dos Homens do Homem recordou que uma promessa semelhante já tinha sido feita pelo ministro aos pescadores há cerca de dois meses.
«Agradecemos muito ao senhor ministro e achamos que a via mais correcta é esta: quem tem o direito de pagar é quem tem o direito de pagar e não os pescadores», adiantou José Festas, ouvido pela TSF.
Num dos processos que estava pendente em tribunal, a Força Aérea exigia o pagamento de 13 mil euros por uma operação de socorro feita em alto mar, em que utilizou um helicóptero Puma durante quatro horas.
Um outro processo em que a Força Aérea exigia um pagamento de uma verba também por causa de uma operação de salvamento feita em alto mar foi, entretanto, arquivado.

Nota de redacção: Apoiado Sr. ministro

Nenhum comentário: