sexta-feira, 16 de novembro de 2007

EUA: secretário de Estado lamenta declarações de Bush sobre ensino de português



EUA/Português: secretário de Estado lamenta declarações de Bush sobre ensino de português

O secretário de Estado das Comunidades, António Braga, lamentou hoje as declarações do presidente norte-americano, George Bush, que terça-feira criticou as despesas com o ensino de português nos Estados Unidos.

"Lamento que o Português, língua oficial de oito países, com 250 milhões de falantes e instrumento de trabalho nas instâncias internacionais possa ser vista nesta perspectiva", disse António Braga à agência Lusa.
O presidente norte-americano, George W. Bush, vetou terça-feira uma proposta apresentada pelo congressista democrata Patrick Kennedy de financiamento de programas de educação, onde se incluía o ensino do português como segunda língua, classificando-os como "projectos esbanjadores".
"O Congresso deve aos contribuintes esforços melhores", disse Bush.
António Braga reconhece legitimidade à posição assumida pelo presidente dos Estados Unidos, contudo sublinhou que esta não corresponde à "crescente importância e afirmação do português", que tem vindo a ser adoptado como segunda língua em outros países, como no Uruguai.
O responsável português adiantou ainda que é apenas uma "questão de tempo" até que o presidente norte-americano se aperceba dessa importância.
António Braga rejeita a ideia de que a opinião de George W. Bush possa influenciar outros países nesta matéria e não acredita que a comunidade portuguesa se sinta melindrada com a opinião do presidente.
Nos Estados Unidos, vive mais de um milhão de portugueses.

NOTA: Que se poderá esperar de um presidente ignorante e arrogante!? Como o é Bush...!

Nenhum comentário: