segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Powerboat desilude público na Praia da Rocha !



Desilusão em Portimão!


O barco italiano Roscioli Hotels Roma sagrou-se sábado vencedor da 1ª mão do Grande Prémio Powerboat P1 de Portimão, numa prova marcada pela desilusão do muito público que se preparava para ver um espectáculo e acabou por debandar em massa. É que, de terra, ninguém conseguia ver o que se passava em alto mar…

A frustração do muito público que se apinhou esta tarde no forte de Santa Catarina, na Praia da Rocha, bem como dos milhares de pessoas que se enfileiraram nos molhes adjacentes, para ver a prova dos barcos mais potentes do mundo, foi a nota dominante do primeiro dia de competição.
É que, contrariamente às expectativas dominantes, que julgavam tratar-se de uma prova para ser acompanhada a partir de terra – à semelhança do que sucede todos os anos em Maio no Rio Arade – a prova decorreu a cerca de dois quilómetros da costa, o que impedia o seu acompanhamento, mesmo pelos detentores de binóculos e lentes fotográficas de grande alcance.
“Viemos aqui chamados pela publicidade da organização e afinal temos que ir embora, porque só vemos uns pontinhos lá ao longe”, lamentava, ainda a meio da prova, Manuel Nunes, 67 anos, que desde há algumas semanas se preparava para fotografar o evento.
A seu lado, um jovem casal britânico lamentava que apenas se visse a espuma das embarcações e observava que se tratava de uma prova “apenas para ser vista na televisão.

No farol da Ponta do Altar e no molhe de Ferragudo a frustração era a nota dominante e, ainda a prova não tinha terminado, os muitos milhares de pessoas que enchiam aqueles locais, bem como toda a zona da Praia da Rocha, já tinham debandado.
Menos frustrados ficaram aqueles que optaram, durante a manhã, por assistir à parada das potentes máquinas, com potências que atingem os 3 mil cavalos, ao longo do Rio Arade, um festival de cor e velocidade que entusiasmou alguns milhares de pessoas que se perfilaram entre a marina e a ponte velha da cidade.

Resultados da manga de sábado:

1. - Roscioli Hotels Roma - Itália - 100 pontos

2. - Buzzi Bullet III – Grã-Bretanha - 80

3. - Extremeboat – Grã-Bretanha - 60

4. - VoomVoom.com – Grã-Bretanha - 50

5. - Chaudron 2 - Malta - 40

6. - FORpleasure - Bélgica - 30

JP

Portuguese Grand Prix of the Sea Cancelled!

Powerboat P1 Management, after consultation with safety crews and team members, have this afternoon announced that the second leg of the Portuguese Grand Prix of the Sea has been cancelled.
Adverse weather conditions, with force 4 to 5 winds and high waves outside of the Marina de Portimao, were sufficient enough for organisers to be unable to provide adequate safety measures should a racing incident occur
and considered that this decision was the most appropriate course of action.
(From:
U.I.M. Powerboat P1 World Championship. 30. Sept.2007)

Nenhum comentário: