quinta-feira, 25 de outubro de 2007

FORTIFICADA RELAÇÃO ENTRE ALBUFEIRA E SAL




Delegação regressa após uma semana de contactos

Uma delegação de Albufeira regressou no passado domingo ao Algarve, após uma intensa semana de contactos na Ilha do Sal – Cabo Verde.




Esta visita integrou-se no âmbito das Comemorações de uma década de geminação entre ambos os municípios e veio na sequência da visita de uma delegação salense a Albufeira, no período de 22 a 28 de Setembro.

Nesta deslocação a Sal, a comitiva constituída pelo presidente da Câmara, presidente da Assembleia Municipal, representantes das Juntas de Freguesia de Olhos d’Água, Ferreiras, Paderne e Albufeira, Grupo de Teatro Guizos, Grupo Al’Mouraria, pároco de Paderne e Ferreiras, Comunicação Social local e empresários, foi possível estreitar relações económicas e culturais e delinear acções de futuro com entidades congéneres daquela Ilha.

Das diversas acções, salienta-se a cerimónia de recepção organizada pela CM do Sal, onde as entidades oficiais da Ilha deram conta dos benefícios decorrentes desta geminação e onde se procedeu à troca de ofertas entre ambos os povos. Uma delas, foi a de uma imagem de Nossa Senhora da Piedade, adquirida pela CM de Albufeira, para constar no altar da Capela de Pedra de Lume. Esta capela ostentava uma pequena imagem que necessita há muito de restauro. A bênção esteve a cargo do padre César Chantre, pároco de Paderne e Ferreiras, e do padre Miguel, da Ilha do Sal, numa cerimónia que juntou dezenas de católicos salenses.

Para além de diversas visitas institucionais, destaque também para o jantar intercultural, onde diversas manifestações artísticas e gastronómicas constituíram um verdadeiro elo de união entre albufeirenses e salenses.

Assim, para além dos projectos institucionais, que passam pela entrega de um carro de recolha de lixo e da sinalética horizontal para Sal, serão também encetadas acções ao nível do teatro e da música, assim como da formação profissional.

Deste modo, o Grupo de Teatro Os Guizos estabeleceu uma relação de intercâmbio de representações com o grupo de teatro local, o Dja d’Sal, representações essas que deverão ter lugar num e noutro local no próximo mês do teatro, ou seja, em Março de 2008. De igual modo, os Al’Mouraria pretendem estabelecer intercâmbio entre cantores algarvios e salenses, nomeadamente com as crianças que integram a Escola Municipal de Artes Tututa.

Refira-se também que o pintor Manuel Ribeiro, após a inauguração de uma exposição de pintura sobre paisagens de Albufeira no Centro Cultural de Santa Maria, prometeu regressar para ministrar formação na área do Desenho e da Pintura.

A lembrar esta ida de Albufeira a Sal, ficou patente na Ilha uma Exposição fotográfica que dá conta das diversas relações encetadas entre ambos os municípios, desde 1997, intitulada “Albufeira – Sal: uma década de Amizade” e que já esteve patente na Galeria Municipal de Albufeira aquando da mais recente visita da delegação cabo-verdiana.

Nenhum comentário: