quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Cultura - Nuno Júdice, vence Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa




Poesia: "As coisas mais simples", de Nuno Júdice, vence Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa

O livro "As coisas mais simples", de Nuno Júdice, é o vencedor do Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa - foi hoje anunciado.

"As coisas mais simples" foi editado em Outubro do ano passado pelas Publicações D. Quixote.
O júri - constituído por Fernando Guimarães, José Luís Louro e Pedro Ferre - salientou na acta a "concisão e elegância da sua linguagem que, com despojada narratividade, percorre os mais vastos domínios da Arte Poética em constante diálogo com o quotidiano de 'As Coisas Mais Simples'".
O prémio tem o valor de 5.000 Euros e será entregue na sexta-feira na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, em Faro, durante um recital integrado em "Faro, Capital dos Poetas e da Poesia", a decorrer até domingo.
Nuno Júdice, 58 anos, natural de Mexilhoeira Grande, Algarve, é professor catedrático de Literatura Portuguesa e entre outros livros publicou "Rimas e Contas", "Cartografia de emoções" e "O estado dos campos".
Recebeu já vários prémios, nomeadamente o D. Dinis, da Casa de Mateus, Bordalo, da Casa da Imprensa, o do Pen Clube e o Fernando Namora, em 2005, pelo livro "Um anjo da tempestade".

Após um interregno de seis anos, a Câmara de Faro decidiu este ano relançar o Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, com o objectivo de premiar um livro em português, de autor português, publicado integralmente, em primeira edição, no ano de 2006.
Trata-se da 3.ª edição desta iniciativa, tendo a primeira decorrido em 1999 e o Prémio sido entregue a Fernando Echevarria. A segunda edição teve lugar em 2001, integrada no Festival de Poesia Internacional de Faro, tendo sido atribuído a Fernando Guimarães.

Nenhum comentário: