terça-feira, 16 de outubro de 2007

“Uma Casa na Serra”, no Centro Museológico do Alportel







“Uma Casa na Serra”, no Centro Museológico do Alportel, até ao final de Novembro






“Uma Casa na Serra” dá nome à nova exposição patente no Centro Museológico do Alportel, durante os meses de Outubro e Novembro. As portas do Centro abrem-se para a simplicidade do lar serrano, numa mostra de tradições, ofícios e artes das gentes da serra. “Uma Casa na Serra” dá a conhecer as tradições que o tempo ainda não apagou, nesta bonita aldeia no sopé da serra: os habilidosos trabalhos em esparto, as rendas delicadas, feitas ao serão; as colchas bordadas do enxoval das raparigas; as bonecas de carepa de milho, as alcofas de empreita e os cestos de vime, os utensílios para o amanho da terra, feitos pelas mãos de quem a conhece bem.

Uma Casa na Serra convida o visitante a entrar e oferece uma viagem ao passado, passando pela intimidade do quarto, pelo calor aconchegante da velha cozinha, e sem deixar de visitar a sala de fora, e o quintal, com o estendal de roupa ao vento, acabada de lavar na ribeira, e o velho alambique, onde se destila a aguardente e o medronho.
Esta exposição é uma iniciativa conjunta da Sociedade Recreativa Alportelense e da Câmara Municipal, com a colaboração do Museu do Trajo de São Brás de Alportel. Os trabalhos expostos, de autoria das formandas dos cursos sócio-educativos da Educação Extra-Escolar são mostra do trabalho de valorização das artes e ofícios tradicionais.
A construção desta “casa na Serra” revela a determinação da comunidade alportelense na dinamização do centro museológico e na defesa da sua história, defendendo os valores do Algarve Interior e reavivando as tradições e costumes.
Pode visitar esta Casa na Serra até ao próximo dia 23 de Novembro, de terça-feira a domingo, das 14:00 às 17:00. Para visitas fora deste horário, deverá contactar a organização, pelos telefones 289 843 711, ou o 962 471 272.

Nenhum comentário: