terça-feira, 23 de outubro de 2007

Série televisiva: 24 Horas




Spielberg e Scorsese aprendem com «24 Horas»...

Imediatidade, realidade, imprevisibilidade: são os pontos fortes do série 24 Horas que vai ser adaptada para cinema, segundo Joel Surnow, co-autor da série.


Segundo Surnow, as inovações são referências até para realizadores consagrados, como Steven Spielberg e Martin Scorsese.
A experiência, que já recebeu 11 Emmys e quatro Globos de Euro, segue um dia na vida do agente da Unidade Antiterrorismo norte-americana Jack Bauer, interpretado por Kiefer Sutherland.
O relógio digital que aparece no vídeo e o recurso do split screen - subdivisões das imagens - são marcas da série que reforçam a velocidade da narração «em tempo real» .
Hoje, com orgulho, Surnow conta que «também Martin Scorsese e Steven Spielberg vieram ao estúdio para ver como é que nós usávamos as câmaras sempre em movimento. Claro, é preciso saber utilizá-las, mas podemos dizer que criamos uma nova linguagem, uma coisa realmente incrível e inovadora» .
O co-autor afirma que «um dos motivos do renascimento da televisão norte-americana deve-se ao facto do cinema ter como alvo um público mais jovem, o que levou a que os argumentistas decidissem contar histórias para adultos na televisão» .

Nenhum comentário: