TURISMO - RTA APRESENTA PLANO DE PROMOÇÃO E MARKETING PARA 2008!
A Região de Turismo do Algarve (RTA) apresentou, em Faro, o «Plano de Acção Promocional e
Um dos objectivos é alcançar as metas traçadas no Plano Estratégico Nacional de Turismo (PENT) e que estabelecem um acréscimo de 2,5 por cento nas dormidas de turistas nacionais para o período em questão.
Os principais eixos de actuação estabelecidos no plano de promoção e marketing da RTA são a investigação e análise de mercado, imagem de marca e comunicação, promoção dos produtos turísticos e eventos, webmarketing, a excelência na gestão – requalificação e a gestão de crises.
No que diz respeito à investigação e análise de mercado, serão elaborados estudos sobre o perfil e sobre o grau de satisfação do turista. Ainda inserido no mesmo eixo, irá realizar-se o Fórum Turismo do Algarve, por ocasião do Dia Mundial do Turismo, com o objectivo de debater e reflectir temas relevantes para a actividade turística, bem como ciclos de esclarecimento ao trade e a investidores. Irá ainda iniciar-se um processo de certificação do destino como factor de diferenciação e de vantagem competitiva face aos destinos turísticos concorrentes.
Outros dos eixos de actuação esta directamente relacionado com a imagem de marca e comunicação. Uns dos pontos fundamentais deste eixo são as campanhas dirigidas ao consumidor final: uma campanha short-breaks, uma campanha de divulgação do «Programa de Animação de Inverno» e uma «campanha Premium» dirigida a clientes com gastos superiores à média e consumos fora da época alta. Finalmente, no âmbito da comunicação institucional, destaca-se a publicação de uma nova newsletter, a edição de uma brochura institucional e o lançamento de um guia de apoio ao investidor.
A promoção dos produtos turísticos e eventos é outros dos eixos de actuação e contempla o lançamento de um programa de animação para a época baixa – «Programa de Animação de Inverno» –, incluindo uma fashion week, um challenge, um equestrian tour e o Festival Internacional de Música. Quanto às grandes acções de promoção, o Algarve estará representado na Bolsa de Turismo de Lisboa com um novo stand, organizará a feira «Algarve Convida», no Porto, e marcará presença na FATACIL, em Lagoa, e no Festival Nacional de Gastronomia, em Santarém. Ao nível das acções de relações públicas são de salientar a realização de uma «Algarve press & fam trip» e o lançamento dos prémios «Algarve, qualidade e excelência».
Serão também reeditados materiais promocionais temáticos e criadas novas edições, como por exemplo o «Guia do Património Cultural do Algarve», ou o «Guia de Golfe». Durante o próximo ano existirá um total de 172 edições publicadas pela RTA em distribuição, para além do «Guia Algarve» (publicação com informação relativa a eventos, cuja tiragem anual é de 840 mil exemplares) e de uma nova newsletter. Também de referir o alargamento do conceito de loja integrada, com venda de produtos regionais e artesanato de qualidade, a todos os postos de turismo da RTA e o reforço da imagem e criação de afectividade com o destino sob o selo de qualidade «Algarve Essência», que visa reconhecer genuinidade e credibilidade aos produtos à venda. A Caravela «Boa Esperança» será igualmente associada à promoção do destino, no âmbito do produto histórico-cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário