sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Portimão recebe demonstração de meios policiais





O projecto Escola Segura, desenvolvido pela Polícia de Segurança Pública a nível nacional, tem como objectivo a promoção de uma cultura de segurança nas escolas, nomeadamente através de acções de sensibilização, formação e demonstrações.

Neste âmbito, o Comando de Polícia de Faro levará a cabo uma demonstração em grande escala de meios policiais das suas diferentes valências na Escola EB 2/3 Júdice Fialho, em Portimão, no dia 24 de Outubro de 2007, pelas 10:00.
Esta demonstração contará com elementos da Unidade Especial de Policia, nomeadamente Corpo de Intervenção e Equipas Cinotécnicas, que levarão a cabo as seguintes acções:
Ø Técnicas de controlo - indivíduos violentos em espaço aberto e espaço fechado;
Ø Técnicas de intervenção policial - abordagem de alto risco a viatura com indivíduos suspeitos no interior;
Ø Dispositivos de Ordem Pública - escolta de alto risco a entidade, controlo de instigadores de manifestação violenta e controlo de manifestações violentas;
Ø Exposição - de diverso armamento e equipamento policial de ordem pública.
Pretende-se com esta acção reforçar a cultura actualmente em vigor na PSP de policiamento de proximidade, tendo como principal objectivo desenvolver parcerias formais e informais com a instituição Escola, Aluno, Família e subsequentemente Sociedade.
Esta acção terá como objectivo didáctico e pedagógico a interacção dos alunos, professores, pais e entidades convidadas, com uma realidade policial de cariz mais operacional.
É intenção do Comando de Polícia de Faro que o público alvo tome consciência que a PSP, enquanto serviço público no seu sentido mais abstracto, existe localmente e está ao dispor dos seus cidadãos, no seu dia a dia, independentemente do grau de risco e de perigosidade das ameaças sentidas. Pretende-se, em última análise, que a comunidade em geral, e a comunidade estudantil em particular, aprenda uma lição de cidadania ao tomar consciência do tipo de operacionalidade que as suas instituições locais têm, e o tipo de respostas que podem disponibilizar.
Pretende-se também criar a oportunidade da Escola poder aprender e ensinar as regras legais e sociais de organizar e desenvolver uma manifestação legal, enquanto acto supremo democrático da liberdade de expressão conquistada.

Nenhum comentário: