quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Música - AJMMA: expectativas ultrapassadas!







Atelier de Jazz e Música Moderna do Algarve











AJMMA: expectativas ultrapassadas!

Depois da apresentação pública do passado dia 15 de Setembro, onde o público afluiu em número apreciável, as inscrições no Atelier de Jazz e3 Música Moderna do Algarve (AJMMA) formalizaram-se, permitindo concluir-se, pelo número de alunos inscritos, que é desde já uma iniciativa de sucesso nesta fase.
O ano lectivo tem assim início hoje, dia 10 de Outubro, nas instalações da Associação Músicas No Sul / Orquestra de Jazz de Lagos, sitas na Rua Combatentes da Grande Guerra, nº 10 em Lagos, iniciando-se assim o périplo desta workshop permanente.
O curso da AJMMA tem um colectivo de 8 professores distribuídos por outras tantas disciplinas, e está programado para uma duração de três anos lectivos. É a primeira iniciativa do género no Algarve e permite agora o alargamento dos horizontes daqueles que querem aprender sobre estas linguagens musicais. A AJMMA segue os conteúdos programáticos normalmente usados em escolas de jazz, quer sejam nacionais ou internacionais e está vocacionada em primeira mão para o ensino dos instrumentos: trompete, saxofone, trombone, piano, guitarra, bateria e baixo. Aceita no entanto alunos de qualquer outro instrumento, desde que tenham um domínio razoável do mesmo que permita ao aluno autonomamente estudar os meandros da música improvisada.
A AJMMA propõe ainda um nível zero baseado no projecto Jazz Na Escola, particularmente destinado a crianças a partir dos oito anos de idade. Ali têm a hipótese de obter a sua iniciação musical com um conceito base de experimentação da improvisação.
A AJMMA é um projecto cultural da AMS e insere-se na sua estratégia cultural. A AMS gere hoje vários projectos ligados ao Jazz e sua divulgação, de onde se destacam, entre outros, a manutenção Orquestra de Jazz de Lagos (18 músicos), o projecto educativo Jazz Na Escola (DREAlgarve), a co-produção do festival Lagos Jazz, o programa Jazz No Hotel, entre outras iniciativas.

Nenhum comentário: