segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Comunicações - Chamadas móveis mais baratas em 2008!





Chamadas móveis mais baratas em 2008

Preços da Vodafone, TMN e Optimus vão descer por imposição da Anacom.

Os consumidores vão ser beneficiados a partir do próximo ano. A Anacom vai impor mais uma descida nas tarifas de terminação das chamadas móveis. Os preços das chamadas móveis vão baixar e, de acordo com a Anacom, vai ocorrer uma poupança de 40 milhões de euros no bolso dos portugueses. Esta redução reflecte, nomeadamente, o impacto da redução entre fixo e móvel.
Os operadores fixos, principalmente a PT Comunicações (PTC), - maior operador nacional - pagam uma tarifa de terminação cada vez que um cliente seu liga para um telemóvel. A descida dos preços vai permitir baixar estes custos e, na prática, a PTC vai pagar menos por essa tarifa.
Quanto ao restante valor que fica de fora - a sobra devido à redução - a PTC não o pode apropriar e tem que se repercutir numa descida de preço ao cliente.
Esta obrigação legal é imposta apenas à PT e deriva do facto de a empresa ser, entre os operadores fixos, a que tem mais tráfego.
"A descida é útil para os consumidores, mas também para a operação de comunicações fixas, porque o efeito indirecto do tráfego fixo-móvel ficar mais barato aumenta o potencial dos fixos face aos móveis", garante fonte da Anacom.

Novos preços

Assim sendo, e caso o projecto de decisão se concretize, a primeira redução irá ocorrer a 1 de Janeiro de 2008 com tarifas de terminação de 0,08 euros por minuto para TMN e Vodafone e de 0,0960 euros por minuto para a Optimus.
O regulador define mais três descidas nos preços durante o próximo ano. A última irá acontecer a 1 de Outubro, nas redes TMN e Vodafone - 0 ,065 euros - e na Optimus - 0,07080 euros.
A Optimus paga menos porque é quem despeja menos tráfego noutras redes.

Nenhum comentário: