segunda-feira, 29 de outubro de 2007

LOULÉ INTEGRA REDE DE MUSEUS DO ALGARVE




LOULÉ INTEGRA REDE DE MUSEUS DO ALGARVE


O Museu Municipal de Loulé vai integrar a Rede de Museus do Algarve, constituída no passado dia 16 de Outubro.

Esta Rede, da qual fazem parte outras instituições museológicas, tem por missão articular, cooperar e partilhar responsabilidades e recursos, entre os museus do Algarve, visando o desenvolvimento integrado da acção museológica e patrimonial da região, reforçando as opções da sua oferta cultural. Por outro lado, pretende-se sublinhar igualmente a sua importância pedagógica e recurso educativo para a região e um valor acrescentado para as opções do turismo cultural.
No caso de Loulé, o Museu Municipal de Arqueologia é o que mais visitas regista no Município. Trata-se de um projecto que tem como objectivo salvaguardar e divulgar o património arqueológico do Concelho. Situado em pleno Centro Histórico da Cidade, encontra-se instalado na antiga Alcaidaria, edifício adossado a um importante tramo da muralha da cidade.
Contribuindo para a sua revitalização e imprimindo-lhe uma nova dinâmica, a construção que remonta ao século XIV, viu nascer nas salas do piso térreo, um espaço museológico que integra uma série de elementos arquitectónicos e técnicas construtivas representativas da longa diacronia do local.
Numa primeira etapa, o Museu abriu ao público a 25 de Maio de 1995, com projecto de arquitectura e museografia da autoria de Mário Varela Gomes, exibindo uma colecção de materiais resultantes de doações, recolhas de superfície e escavações arqueológicas. Quatro anos depois, a 16 de Dezembro de 1999, sofre uma ampliação, estendendo-se actualmente por três salas.
Assim, o Museu Municipal de Loulé é, hoje, uma instituição cultural, permanente, ao serviço da comunidade e do seu desenvolvimento, que promove a investigação dos testemunhos materiais do Homem e meio ambiente, ao mesmo tempo que os adquire, conserva, expõe e divulga com fins pedagógicos, científicos e lúdicos.

Nenhum comentário: