quarta-feira, 24 de outubro de 2007

União Europeia e Rússia têm de ultrapassar diferenças - Manuel Lobo Antunes



UE/Presidência:

União Europeia e Rússia têm de ultrapassar diferenças - Manuel Lobo Antunes...



Estrasburgo, França - A presidência portuguesa da União Europeia defendeu hoje em Estrasburgo que os 27 e a Rússia têm de ser capazes de superar as diferenças e impasses na sua relação, pois "não há alternativa" à cooperação entre as duas partes.

"É de lamentar que algumas questões tenham ensombrado as relações entre UE e Rússia, já que a nossa interdependência está a crescer, e não a diminuir. A Rússia e a União necessitam de trabalhar em conjunto para superar diferenças, uma vez que não há realmente alternativa à nossa cooperação", afirmou hoje no Parlamento Europeu o secretário de Estado dos Assuntos Europeus.
Manuel Lobo Antunes falava num debate no hemiciclo de Estrasburgo sobre a Cimeira UE-Rússia que se realiza sexta-feira em Mafra, num contexto de relações tensas entre Moscovo e os 27 e quando se aproximam eleições, presidenciais e parlamentares, na Rússia.
Embora considerando que "as relações entre a UE e a Rússia evoluem bem, de uma maneira geral, e são certamente muito melhores do que o retrato que delas por vezes se faz na imprensa internacional", o secretário de Estado dos Assuntos Europeus admitiu que há diferenças, e não será em Mafra que deverão ser ultrapassadas.
Manuel Lobo Antunes lamentou em particular que o início das negociações para um novo acordo de parceria entre UE e Rússia continuem num impasse, e subsistam vários obstáculos ao seu arranque, como o embargo de Moscovo à importação de carne polaca e a interrupção de aprovisionamento de petróleo à Lituânia.
O governante considerou todavia que há áreas onde são possíveis avanços, sustentando que é "essencial aumentar a confiança e reforçar a cooperação mútua no domínio energético", dada a "interdependência" de UE e Rússia nesta área.
Outra questão em cima da mesa é a dos direitos humanos, suscitada em quase todas as intervenções dos eurodeputados, que reclamam que a União seja mais exigente com Moscovo.
Manuel Lobo Antunes comentou que a Cimeira se celebra "numa altura em que se aproximam na Rússia as eleições quer para a Presidência, quer para a Duma" (parlamento), e afirmou que estas constituem "um verdadeiro teste à legitimidade democrática da Rússia".
"No processo eleitoral, a liberdade de expressão, incluindo a liberdade de imprensa e liberdade de reunião, são de importância capital", declarou.
O debate de hoje no Parlamento Europeu deveria ser "fechado" com uma resolução, que no entanto acabou por ser adiada para a sessão plenária de Novembro.
A Cimeira de Mafra entre UE e Rússia, a 20ª celebrada entre as duas partes, será de "transição", devendo contar com a presença de Vladimir Putin pela última vez como presidente do país.
O país encontra-se actualmente em período pré-eleitoral, com eleições legislativas marcadas para o início de Dezembro e presidenciais em Março, nas quais será escolhido o sucessor de Vladimir Putin, que será candidato a primeiro-ministro.
A adesão da Rússia à Organização Mundial do Comércio (OMC), a cooperação no sector da energia e o futuro estatuto do Kosovo serão os temas principais em discussão, segundo fonte comunitária, em Bruxelas.
A delegação da União Europeia será chefiada pelo presidente do Conselho Europeu, o primeiro-ministro José Sócrates e inclui ainda o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso e o alto representante para a Política Externa, Javier Solana.

Nenhum comentário: