domingo, 14 de outubro de 2007

A Escola depois das aulas…





A educação continua a constituir uma área de intervenção prioritária para a CM de São Brás de Alportel.





Dando continuidade ao desenvolvimento do programa de enriquecimento curricular durante o novo ano lectivo 2007/2008, a autarquia preparou um programa diversificado de actividades extra-curriculares, ao dispor dos cerca de 600 alunos das escolas do 1.º ciclo do ensino básico.

Proporcionar aos jovens são-brasenses um ensino de qualidade, criar novas oportunidades de aprendizagem e enriquecer os seus percursos escolares, indo para além das disciplinas curriculares são objectivos traçados pela autarquia.
Depois das aulas, num horário que se estende diariamente até às 17:30, constituindo um importante apoio para as famílias, a escola proporciona às crianças diversas actividades: ensino de inglês, música, educação física e desportiva e ainda diversas áreas de expressão artística. Uma escola com valores e atitudes, com novas experiências e aprendizagens é o que se pretende com a elaboração deste programa.
Neste âmbito, a CM de São Brás de Alportel estabeleceu um protocolo de cooperação com o Agrupamento Vertical de Escolas de São Brás de Alportel da Direcção Regional de Educação, de modo a implementar no concelho o programa de enriquecimento curricular do 1º ciclo do ensino básico, programa criado por despacho do Ministério da Educação, o qual regulamenta o acesso ao apoio financeiro, concedido pelo Estado para a promoção das actividades.
Este protocolo estabelece os termos da cooperação entre o município e o agrupamento de escolas do concelho, na promoção de novas actividades que prolongam a horário escolar dos alunos e proporcionam a aquisição de novas competências e novas experiências, ao longo do ano lectivo, em regime de complemento educativo. De frequência gratuita, esta componente educativa pretende adequar o horário dos alunos às necessidades das famílias, bem como explorar a criatividade dos jovens, a sua sensibilidade para as artes e a ajudar a criar hábitos de vida mais saudáveis aliados à prática de desporto.
Para levar avante este projecto, a autarquia contratou um conjunto de 13 professores, nas áreas de inglês, expressões artísticas e educação física. No âmbito deste protocolo, cabe à autarquia disponibilizar as salas de aula necessárias, criar condições para a promoção e realização das actividades e assegurar o transporte dos alunos, em caso de necessidade. Por seu turno, o Agrupamento Vertical de Escolas do concelho responsabiliza-se pela vigilância dos alunos entre as 15:00 e as 15:30, e das 17:00 até às 17:30, bem como por afixar informação sobre o programa nos locais apropriados e contactar com os encarregados de educação, de forma a averiguar e registar o respectivo interesse na frequência das disciplinas.

Nenhum comentário: