segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Faro - Pedro Ávila expõe na Galeria do CRAMC!


Faro - Pedro Ávila expõe na Galeria do CRAMC!

A Fundação Pedro Ruivo inaugurou, na passada sexta-feira, 19 de Outubro, a exposição de pintura do artista cubano Pedro Ávila. A exposição está patente ao público até ao próximo dia 5 de Novembro, na Galeria do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina (CRAMC).


Pedro Ávila Gendis nasceu em Camaguey, Cuba, a 23 de Outubro de 1959. É pintor, ceramista e escultor e estudou artes plásticas entre 1970 e 1975 no Centro Cultural Ignacio Agramonte, de Camaguey.

Em 1992 participou na exposição colectiva “Pintores Cubanos”, em Washington, ano em que recebe o prémio de Desenho, no Salón de Dibujo, Camaguey, prémio este que voltou a receber em 1993 na Bienal de Diseño, Cuba.
No ano 2000, mudou-se para Portugal onde realizou várias exposições de pintura e de escultura. Expôs as suas obras em duas mostras colectivas: “Entre Águas”, no Museu da Cidade
de Faro e em “Ventos”, no Palácio de D. Manuel, em Évora e tem duas esculturas em mármore instaladas em Portugal, em Faro e em Évora.
A Fundação Pedro Ruivo mostra, agora, uma parte da obra deste pintor abstracto, que incide na problemática do homem, das suas vivências, angustias e realidades.

“Perdão, pois quero reconhecer formas na sua expressão abstracta. A obra de Pedro Ávila tem muita força pela cor e a forma, além de uma tremenda subtileza, porque consegue que aflorem sentimentos no espectador: é como se uma escultura tivesse passado a se bidimensional e nos empenhássemos em dar-lhe volume…

(Fran Munõz, director da Área de Cultura do Ayuntamiento de Ayamonte, Espanha.)

A não perder!




Nenhum comentário: