quarta-feira, 24 de outubro de 2007

LOULÉ CELEBRA HALLOWEEN !!




LOULÉ CELEBRA HALLOWEEN COM FESTA TEMÁTICA

Muitas actividades para crianças e adultos...



A CM de Loulé vai recuperar a tradição anglo-saxónica do Halloween, no próximo dia 31 de Outubro, e numa parceria com a Associação Centro Loulé, vai levar a cabo uma festa na cidade para celebrar o “Dia das Bruxas”, um evento dirigido a miúdos e graúdos.

As iniciativas arrancam pelas 15:00, com um desfile das crianças das escolas, mascaradas de bruxas, dráculas e outras figuras míticas do Halloween, num percurso entre a Rua Maria Campina e o Largo de S. Francisco.
A festa dos mais novos prossegue na Cerca do Convento, com um espaço de animação com muita música, palhaços vestidos de bruxos, e várias actividades como pinturas faciais e modeladores de balões. Haverá também um insuflável para as brincadeiras das crianças.
A partir das 21:30, a festa é para os adultos naquela que será a “noite mais assustadora do ano”. A Alcaidaria do Castelo vai ser decorada com motivos ligados ao Halloween, com destaque para as tradicionais abóboras, vampiros, morcegos, bruxas, e vai transformar-se num autêntico “Castelo Fantasma”. É aí que vão desfilar os participantes no concurso de máscaras para grupos. Está previsto um prémio para os vencedores.
A animação prolonga-se pela noite dentro, com a actuação de DJ’s, performances de malabaristas, cuspidores de fogo, andarilhos e um espaço muito especial, dedicado ao oculto.
A organização prevê ainda outras surpresas. A entrada é livre.
Refira-se que nos últimos anos, as celebrações do Halloween têm ganho um novo espaço em Portugal. Em Loulé, esta iniciativa tem especial significado sobretudo para a comunidade inglesa e irlandesa residente e para os estrangeiros que visitam o Concelho, que terão aqui a oportunidade de comemorar esta data.
O Dia das Bruxas (ou Halloween no original em inglês) surgiu há dois mil anos, tendo como base e origem as celebrações pagãs dos antigos povos Celtas. Era um festival do calendário celta, dos sacerdotes druidas, comemorado com alegria e homenagens aos mortos e aos deuses, que marcava o fim do Verão, o início do Ano Novo e as fartas colheitas.
A comemoração original chamava-se Samhain (o Senhor dos Mortos), também conhecida como o Dia das Almas, pois acreditava-se que na noite de 31 de Outubro realizava-se o encontro entre o mundo espiritual e material. Eles acreditavam que na véspera deste dia, Samhain chamava todos os espíritos que, durante os doze meses passados, tinham sido condenados a habitar em corpos de animais. Costumavam reunir-se em volta de uma fogueira na comunidade, e ofereciam os seus animais e as suas colheitas.
Por ser uma festa pagã, foi condenada na Europa durante a Idade Média. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Já no século XIX, os emigrantes irlandeses implantaram a festa do Halloween nos Estados Unidos. Desde que este evento começou a ser celebrado, o dia 31 de Outubro tornou-se numa festa tradicional infantil na qual as crianças se fantasiam e pedem guloseimas de casa em casa (“trick-or-treat”). Tornou-se tradicional em muitos lugares do mundo devido à forte influência da cultura americana.

Nenhum comentário: