quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

ABERTURA OFICIAL DAS COMEMORAÇÕES DO II CENTENÁRIO DE “OLHÃO DA RESTAURAÇÃO” É JÁ NO PRÓXIMO SÁBADO

ABERTURA OFICIAL DAS COMEMORAÇÕES DO II CENTENÁRIO DE “OLHÃO DA RESTAURAÇÃO” É JÁ NO PRÓXIMO SÁBADO


Olhão está em contagem decrescente... no próximo sábado, dia 5 de Janeiro, decorre a abertura oficial das comemorações Olhão da Restauração - 200 anos «1808-2008».

Nesse dia, um conjunto de iniciativas espalham a festa por todo o Município e dão o mote para os 12 meses que se seguem.

Logo pelas 9:00 da manhã o Caíque «Bom Sucesso» começa uma série de passeios até à barra, gratuitos e abertos a toda a população. Às 9:30, realizar-se-á a arruada pela Banda Filarmónica 1º de Dezembro nas principais ruas da cidade. Será o sinal para a apresentação das Charolas de Bias, Cavacos e Quelfes no Coreto da cidade.

Ao meio-dia, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Presidente do Município irá desvendar as linhas gerais do programa e apresentar os grandes objectivos destas comemorações. Nesta Sessão Solene o líder do executivo abrirá oficialmente as comemorações do II Centenário de Olhão.

A partir das 15:00, a Animação de Rua irá tomar conta da cidade, através de dezenas de iniciativas fixas e itinerantes. Pelos 2 palcos montados no Jardim Pescador Olhanense vão passar vários grupos de rock, pop e jazz, numa inesquecível sucessão de concertos. O Quarteto «Á Lá Capela» Jazz, Campónios Band (grupo de Metais), Ludo (pop/rock), Rockestra (rock de música clássica), Aldabranda (grupo de música árabe)e o rancho folclóricos da Ria Formosa serão os responsáveis pela animação musical que irá durar até ao pôr do sol.

As crianças irão também celebrar este dia com um programa muito especial que se desenrolará na Tenda Infantil, colocada no Jardim. Teatro de fantoches, contos infantis e actividades de expressão plástica são algumas das propostas para os mais novos que terão como tema base as comemorações dos 200 anos.

Paralelamente, as principais artérias da cidade irão assistir à actuação itinerante de declamadores, mimos, palhaços, andas e intérpretes de uma peça de teatro de rua.

No final deste dia intenso, o convite não deixa margem para dúvidas. A música vai continuar em alta, com 2 concertos que terão lugar na Sociedade Recreativa Progresso Olhanense. O Projecto Fado Nú sobe ao palco a partir das 21:30, num espectáculo que promete aquecer a noite. Às 23:00, é a vez de Hugo Alves Quarteto e Mais mostrar porque é que é considerado um dos melhores agrupamentos de jazz a nível nacional. Estes concertos têm entrada gratuita.

Pela onda de festa, pela diversidade de eventos, pela animação das ruas e, principalmente, pela marca que a história deixou nesta terra, Olhão merece ser visitado ao longo de todo o ano de 2008. Já no próximo sábado, arranca Olhão da Restauração - 200 anos «1808-2008», um programa a não perder!

Nenhum comentário: