segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Crónicas: NOTAS DO EGIPTO (I)

EXCLUSIVO:
algarvepressNEWS / ALFA –Associação Livre Fotógrafos do Algarve

Iniciamos hoje a publicação da “Suite Egípcia/Notas do Egipto”, da autoria da colega jornalista/photographer Susana Paiva, em digressão de trabalho no paraíso das pirâmides…
Esteja atento às crónicas e fotos desta jornalista internacional!


DOMINGO, 6 de Janeiro de 2008
Dashur, Sacara e Menfis
Hoje o dia foi tão longo que só me apetece dormir! Às 19h, 11 horas depois de partir do Cairo no velhinho Fiat 131 do Sr. Said, regressava a casa após um périplo pelas ruínas de Dashur, Sacará e Mênfis. Um dia em cheio, apenas perturbado pelo desaire de não ter conseguido visitar, como inicialmente planeado, a Esfinge e as pirâmides de Gizé.Amanhã aguarda-me um novo dia bastante preenchido, com um périplo matinal pela área Copta do Cairo precisamente no dia em que a Comunidade celebra o Natal e uma longa tarde em Gizé onde não voltarei a falhar o plano da véspera.
(Publicada por Notas do Egipto )


Sábado, 5 de Janeiro de 2008
"Pension Vienna"
A reserva de um quarto no Cairo, por conta própria via internet, fez-me alojar num prédio decrépito como quase todos os da baixa da cidade. Em “downtown” Cairo não há lugar para o luxo apenas para o negócio, actividade a que grande números de Egipcios se dedica. O Senhor Ramadan, gerente da decadente pensão em que me alojo, não é excepção. Em dois dias já me aliciou para diversos negócios, o último dos quais um investimento imobiliário para um hotel “de luxo” na baixa do Cairo. “Já vi que gosta do Egipto”, declarou-me esta manhã enquanto, esboçando o seu melhor sorriso, se preparava para me dizer que no futuro seríamos sócios. Claramente Mister Ramadan desconhece a minha situação financeira e, na azáfama do seu delírio, ainda não terá tido tempo de reflectir sobre o que fará alguém tão abastada como eu na espelunca que dirige.
(Publicada por Notas do Egipto )


Sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008
Fast Cairo
Os dois dias anteriores parecem, à luz dos acontecimentos de hoje, não terem passado de uma miragem. As histórias do aeroporto, das más companhias aéreas, do desrespeito pelos passageiros diluem-se agora no enorme caos que começo a pressentir ser o Cairo. Hoje sexta-feira a cidade andou a meio gás por ser dia de descanso, um feriado com sabor a domingo ocidental.
(Publicada por Notas do Egipto )

Quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008
Iberia me mata!
Cheguei finalmente ontem à noite ao aeroporto internacional do Cairo depois de um conjunto de peripécias na viagem alternativa organizada pela Ibéria. Estava demasiado cansada e torpe para escrever e digerir todo o frenesi da chegada ao Egipto. Cansaço. burocracia, corrupção e um intenso odor a alfazema mesmo antes de aterrar deixaram-me quase inoperacional. Logo à noite, já refeita, compenso os leitores com um post mais detalhado!
(Publicada por Notas do Egipto )


Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2008
Inicio atribulado
Começou hoje de forma atribulada a minha "Suite Egípcia"...Após mais de uma hora de atraso na partida de Lisboa do voo da Iberia com destino a Madrid, onde deveria ter apanhado a ligação para o Cairo, acabei por ter que passar a noite no hotel Tryp Sol Melia em Barajas.Conclusão - nada de bagagem de porão ao meu alcance, apenas o meu ibook e máquinas fotográficas me acompanham nesta noite solitária.Amanhã espera-me nova aventura. A Iberia propôs-me ultrapassar o problema da malfadada viagem com um pequeno desvio... Madrid-Cairo via Frankfurt! E assim se inicia uma original viagem entre Lisboa e o Cairo.
(Publicada por Notas do Egipto )

Nenhum comentário: