sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Dakar 2008: Mensagem da Al-Qaida levou a anulação da prova...


Lisboa-Dakar 2008: Mensagem da Al-Qaida levou a anulação da prova...
Paris, 04 Jan - Uma mensagem da Al-Qaida para as autoridades mauritanas, ameaçando atacar franceses naquele país, onde deveriam realizar-se oito etapas, esteve na origem da anulação do Rali Lisboa-Dakar2008.

Citando uma fonte próxima do processo, a Agência France Press diz que o conteúdo da mensagem, a sua data e o canal pela qual foi transmitida às autoridades da Mauritânia não foram revelados.

No entanto, a mesma fonte garantiu em Paris que esta dava conta da "vontade e capacidade de certos grupos que se reclamam da Al-Qaida em atacar franceses na Mauritânia".

Estas ameaças estão relacionadas com o assassinato, no dia 24 de Dezembro, de quatro cidadãos franceses num ataque que as autoridades mauritanas atribuem a simpatizantes do Braço da Al-Qaida para o Magreb Islâmico (BAQMI).

Os serviços secretos franceses interceptaram nas últimas semanas conversas entre grupos próximos da organização terrorista que pretendiam realizar atentados em sectores por onde estava prevista a passagem do Rali.

Os organizadores do Dakar 2008 alegaram hoje razões de segurança para justificar a anulação da 30ª edição da maior competição mundial de todo-o-terrono, que deveria sair de Lisboa este sábado e terminar na capital senegalesa a 20 de Janeiro.

Nenhum comentário: