terça-feira, 15 de janeiro de 2008

UAlg: II Congresso Nacional de Citricultura!

No Grande Auditório do Campus de Gambelas:

2.º Congresso Nacional de Citricultura

Mais de 200 participantes são esperados para aquela que é a reunião de síntese em matéria de citricultura em Portugal. Organizado por nove entidades, das quais se destacam a UAlg e a Direcção Regional de Agricultura, o 2.º Congresso Nacional de Citricultura, que acontece entre 24 e 26 de Janeiro, tem lugar na região que assegura mais de 80% da produção nacional de citrinos.

A citricultura é o principal sector da fruticultura mundial, com grande relevância em toda a Bacia Mediterrânica e, particularmente, no sul da Península Ibérica. Sendo a principal cultura no Algarve, outras regiões, como o Alentejo, têm vindo a apostar nesta área nos últimos anos, embora esta seja uma actividade que actualmente já está presente um pouco por todo o país.

Após o sucesso do 1.º Congresso Nacional de Citricultura, em 2000, o sector organiza agora uma reunião de balanço, dirigida a um público abrangente. Ao longo dos três dias de congresso vão ser debatidas questões ligadas à segurança alimentar e a tecnologias de produção amigas do ambiente, mas também haverá lugar para campos como a Economia, comercialização e industrialização, assim como para discutir as políticas e medidas de apoio em vigor para o sector.

Assim, no dia 24 de Janeiro, às 09h30, a sessão de abertura contará com a presença do Sr. Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Dr. Jaime Silva, seguindo-se a conferência da Dr.ª Leyre Abásolo, responsável pela CLAM, organização que reúne os países da Bacia do Mediterrâneo produtores de citrinos.

Merecem ainda destaque as intervenções de representantes do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, às 14h30 do dia 24 de Janeiro, e ainda o painel das 14h30 do dia seguinte, a 25 de Janeiro, onde o Programa de Desenvolvimento Rural 2007-2013 e seu impacto no Algarve serão abordados por elementos do Gabinete de Planeamento e Políticas e da Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia.

“Embora este seja um evento de cariz nacional, conta com uma forte participação de profissionais de outros países, sobretudo oriundos de Espanha, uma vez que as características dos solos e do clima são semelhantes em ambos os países”, sublinha o Prof. Amílcar Duarte, docente da Faculdade de Engenharia dos Recursos Naturais (FERN) da UAlg e membro da comissão científica do 2.º Congresso Nacional de Citricultura.

Por outro lado, adianta o responsável, “este congresso não é apenas para investigadores, é também dirigido a técnicos de campo e a agricultores que querem ter explorações tecnicamente avançadas”.

Os resultados de vários programas de investigação em curso nos últimos anos em diversas entidades, como a UAlg e a Direcção Regional de Agricultura, serão debatidos ao longo dos dois primeiros dias do evento. Ao todo serão apresentados mais de 50 trabalhos, na forma de comunicações orais ou poster. O 2.º Congresso Nacional de Citricultura encerra com um dia de campo: estão programadas visitas a uma central citrícola e a pomares da região onde estão a ser implementadas técnicas de produção inovadoras.

Resultados preliminares do estudo “Valorização dos citrinos no Algarve” em foco

O Algarve tem a qualidade da sua produção reconhecida na Indicação Geográfica Protegida “IGP-Citrinos do Algarve”. No decorrer do 2.º Congresso Nacional de Citricultura serão apresentados os resultados preliminares de um trabalho de investigação concluído em Dezembro de 2007 que, justamente, estava orientado para a valorização dos citrinos na região.

“O projecto AGRO 935 procurou determinar a aceitação dos frutos com diferentes índices de maturação por parte do consumidor final. Um dos objectivos deste trabalho era perceber quais são os índices de maturação que os consumidores preferem para, com base nessa informação, determinar a altura indicada para a colheita”, refere Amílcar Duarte, coordenador do AGRO 935.

Em simultâneo, a equipa de investigadores procurou desenvolver e divulgar, junto das principais centrais citrícolas da região, técnicas de conservação melhoradas, adequadas ao índice de maturação que os frutos apresentam no momento da colheita.

UAlg apresenta código de boas práticas pioneiro

Já disponível online, desde Novembro de 2007, e homologado pelo Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, o “Código de boas práticas de higiene no processamento de citrinos para comercialização em fresco”, é o primeiro documento desenvolvido no País sobre esta matéria.

Outras entidades como a Direcção-Geral de Veterinária, a Direcção-Geral de Saúde, o Instituto Português da Qualidade e o Instituto do Consumidor deram o seu aval a este manual que vem orientar o sector citrícola no que toca à implementação das regras de higiene, segurança e análise de riscos no domínio da segurança alimentar.

“Até agora não existia em Portugal um documento uniformizado sobre esta matéria, com características para ser utilizado por todas as centrais de embalamento”, frisa Amílcar Duarte.

Projecto SALCITRUS valeu nova patente nacional à UAlg

A Direcção de Marcas e Patentes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) proferiu, a 28 de Dezembro de 2007, o despacho de concessão para a patente nacional em nome da UAlg.

Nesta patente constam como inventoras a Prof.ª Maria Emília Lima Costa, docente da FERN e a Doutora Ana Luísa Ferreira. A equipa da UAlg foi inovadora no que toca à criação de uma nova técnica que vem permitir a obtenção de uma cultura de células vegetais da tangera "Carvalhal" aclimatada à salinidade.

Este projecto resultou da cooperação transfronteiriça entre a UAlg e a Universidade de Huelva, em Espanha, no âmbito do quadro de apoio financeiro da União Europeia Interreg.

Mais informações disponíveis em: http://www.ualg.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=26153&Itemid=1602&lang=pt

Nenhum comentário: