quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Cartões de pagamento influenciaram redução de uso de cheques...


Banca: Cartões de pagamento infuenciaram redução de uso de cheques!

Portugal tem "uma cobertura muito forte com cartões de pagamento" e infra-estruturas, que permite pagar um conjunto de serviços e impostos sem recurso ao cheque ou dinheiro, afirmou hoje o director-geral da Visa em Portugal.


Falando à margem da apresentação dos resultados da Visa Europe, Sérgio Botelho admitiu que esse possa ser um dos principais factores na grande redução da utilização de cheques em Portugal.


Nos últimos oito anos, o número de cheques passados pelos portugueses baixou 43 por cento, mostrando que os cheques são cada vez mais um meio de pagamento em desuso, segundo contas da Lusa com base em dados do Banco de Portugal.


Entre 1999 e 2007, a quantidade de cheques caiu quase 106 milhões, para 141 milhões.


O director-geral da Visa Europe em Portugal salientou que muitos portugueses "pagam a energia, água ou telefone através de Multibanco ou por desconto directo em conta, não utilizando cheques", o mesmo se passando frequentemente com os impostos.


Sérgio Botelho salientou que o custo do cheque, que já é actualmente "muito caro", também contribui para que "as pessoas utilizem por outros meios de pagamento mais baratos, em particular os cartões" de pagamento.


Para Sérgio Botelho, a grande difusão dos cartões de pagamento em Portugal teve "uma influência grande" na substituição de cheques por outros meios de pagamento, seja nos pontos de venda, seja nos serviços e impostos.

Nenhum comentário: