segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Loulé ganha Prémio "Cidades dfo Turismo de Portugal"


Premiada intervenção no Edifício do Mercado Municipal e Zona Envolvente

LOULÉ GANHA PRÉMIO “CIDADES”
DO TURISMO DE PORTUGAL


A Câmara Municipal de Loulé conquistou o Prémio Turismo de Portugal, na categoria Cidades, atribuído pelo Turismo de Portugal como reconhecimento pela intervenção no Edifício do Mercado Municipal de Loulé e Zona Envolvente.

A distinção foi ontem entregue na FIL, em Lisboa, ao presidente da autarquia, Seruca Emídio, pela mão do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, numa cerimónia que também contou com a presença de Luís Patrão, presidente do Turismo de Portugal, e José Carlos Pinto Coelho, presidente da Confederação do Turismo Português.

Na atribuição do prémio, para o qual também estavam nomeados o Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), A Moagem, Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, e o Farol – Museu de Santa Marta, em Cascais, o júri, presidido por André Jordan, teve em consideração os critérios de inovação, qualificação dos recursos e qualificação ambiental, entre outros aspectos.

Para Seruca Emídio, “este prémio é motivo de grande honra e satisfação, por valorizar a requalificação urbana do nosso património e demonstrar a importância cada vez maior da arquitectura e da cultura no turismo de qualidade que desejamos para o Algarve e para Loulé. A distinção também constitui um sinal de que o turismo não é só sol e praia e de que há mais pontos de atracção longe do litoral”.

O projecto contemplado representou um investimento de quatro milhões de Euros, promovido pela Câmara de Loulé e o Mercado Municipal de Loulé, S.A., e foi concluído em Fevereiro de 2007, um ano antes do centenário da área histórica do Mercado de Loulé, que se celebra no próximo mês de Junho.

A intervenção visou a valorização de um espaço visitado por milhares de turistas, a defesa do património histórico e a criação de condições para a sua utilização, contribuindo para promover os produtos tradicionais da região algarvia e para a afirmação deste espaço como local de animação e divulgação cultural.

O projecto envolveu a criação de dois torreões na zona sul, a reabilitação das fachadas, remodelação das estruturas metálicas e melhoramentos das condições de funcionamento nas zonas de venda e nas redes técnicas do mercado.

Os Prémios Turismo de Portugal visam estimular a implementação de iniciativas que qualifiquem a oferta turística, promover a inovação no turismo, divulgar as melhores acções no sector e posicionar Portugal como destino de excelência.

Para esta edição, foram apresentadas 99 candidaturas, equivalentes a mais de 180 milhões de Euros em projectos de investimento, nas categorias de Cidades (30%), Natureza (30%), Animação (24%) e Serviços (16%). Além de um prémio para o vencedor em cada categoria, foram atribuídas Menções Honrosas aos restantes nove nomeados.

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