Porque o LNEC escolhe Alcochete...
Localização mais favorável dos pontos de vista técnicos e financeiros.
O estudo encomendado pelo Governo ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) concluiu que a localização do novo aeroporto de Lisboa em Alcochete é do ponto de vista técnico e financeiro "globalmente mais favorável" do que a Ota.
Este é a principal conclusão do estudo do LNEC sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa, que consta da síntese executiva do documento. Na síntese, o LNEC refere que a conclusão assenta essencialmente no facto de Alcochete ganhar à Ota em "quatro dos sete factores críticos de decisão": - "Segurança, eficiência e capacidade das operações do tráfego aéreo" - "Sustentabilidade dos recursos naturais e riscos" - "Compatibilidade e desenvolvimento económico e social" - "Avaliação financeira".
A Ota vence nos restantes três pontos: - "Conservação da natureza e biodiversidade" - "Sistemas de transportes terrestres e acessibilidades" - "Ordenamento do território".
No entanto, de acordo com o estudo do LNEC, "o sentido favorável à zona da Ota para esses factores críticos é atenuado" caso sejam "seguidas directrizes propostas para o caso da localização recair na zona do Campo de Tiro de Alcochete".
"Contrariamente à localização na zona da Ota, a localização do novo aeroporto de Lisboa na zona do Campo de Tiro de Alcochete é uma hipótese muito recente, para a qual não se verificou um grau de desenvolvimento de estudos comparável, visando, nomeadamente, a optimização de soluções de implantação e a redução de impactes negativos", salienta o LNEC.
Ainda neste sentido, o LNEC adianta que a localização em Alcochete não foi contemplada em planos e projectos, por exemplo, de acessibilidades e ordenamento do território, donde é ainda expectável a possibilidade de obtenção de benefícios, em termos comparativos, para esta localização.
No capítulo da segurança, o LNEC concluiu ser "possível, em qualquer das duas localizações analisadas, garantir padrões de segurança operacional adequados", mas quanto à "eficiência e capacidade das operações do tráfego aéreo" os elementos disponíveis indicam Alcochete como "mais favorável".
Vantagens financeiras "Do ponto de vista estritamente financeiro", o estudo do LNEC concluiu que "existe uma vantagem da alternativa da localização na zona do Campo de Tiro de Alcochete face à zona da Ota".
Essa vantagem é expressa "numa menor exigência de investimento total”: - Ota: 5.191,2 milhões de euros; - Campo de Tiro de Alcochete: 4.926,6 milhões de euros (preços de 2007) e "na existência de um valor actualizado líquido (VAL) diferencial positivo": - VAL Ota: 1.655,28 milhões de euros - VAL Alcochete: 1.986,4 milhões de euros - VAL diferencial entre Ota e Alcochete: -331,1 milhões de euros".
Nova travessia rodo-ferroviária sobre o Tejo.
O estudo do LNEC recomenda ao Governo que a opção por Alcochete seja acompanhada pela construção de uma ponte rodo-ferroviária entre Chelas e o Barreiro.
Ao optar por Alcochete, o Governo deverá "procurar que a implantação se verifique o mais a sudoeste possível para maior sustentabilidade do sistema de transportes (efeitos ambientais, económicos e de consumo de energia)" e "assegurar que a terceira travessia do Tejo Chelas-Barreiro seja rodo-ferroviária".
O Governo deve ainda "monitorizar o funcionamento dos sucessivos acessos do lado Norte à Ponte Vasco da Gama, ao longo da CRIL, até ao Eixo Norte/Sul e à A8, que poderão ter de ser alvo de intervenções de forma a evitar situações de ruptura grave".
Termos ambientais Em termos ambientais, o LNEC entende que se deve - "Instalar no local um sistema automático adequado para observações atmosféricas" - "Monitorizar localmente os movimentos de aves", elaborar planos para "proteger a qualidade das águas subterrâneas" - "Seleccionar uma orientação das pistas que minimize as interferências com os movimentos de aves" (reduzindo os riscos de colisão), criar áreas alternativas de alimentação de aves aquáticas".
Ainda neste capítulo, o estudo do LNEC recomenda a "salvaguarda de valores ambientais únicos, criando uma vasta área de reserva integral, com múltiplas valências, com enquadramento legal e plano de ordenamento e de gestão adequados".
Essa reserva - acrescenta o LNEC - deve abranger "os espaços dedicados à conservação da natureza e biodiversidade, o montado, o aquífero do Baixo Tejo/Península de Setúbal e os solos agrícolas de maior valor produtivo".
O LNEC defende ainda que se deve "estudar a oportunidade de uma revisão administrativa ao nível de freguesia/concelho" na zona do Campo de Tiro de Alcochete.
quinta-feira, 10 de janeiro de 2008
Aviação comercial - Porque LNEC escolhe Alcochte...
Postado por Fotógrafos Independentes - Algarve às 16:22
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