segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Portimão: "Vai e Vem" com novas linhas

VAI E VEM TEM 4 NOVAS LINHAS
A PARTIR DE 7 DE JANEIRO

Autarquia de Portimão vai investir 4 milhões de euros na rede de transportes públicos.


A partir de 7 de Janeiro, o Vai e Vem – Circuito Urbano de Portimão - passa a disponibilizar 11 linhas de circuito. Para além das Linhas Verde, Azul, Amarela, Turquesa, Rosa, Laranja e Violeta já existentes, o circuito urbano de Portimão é reforçado com a criação das linhas Castanha (8), Encarnada (9), Cinzenta (10) e Roxa (11).

Com a ampliação das linhas, o Vai e Vem vai servir as zonas do Retail Park, Montes de Alvor e Praia de Alvor – Linha Castanha; Centro de Saúde, Pedra Mourinha, Vila Paraíso e Montes de Alvor – Linha Encarnada; 3 Bicos, Bemposta e 4 Estradas – Linha Cinzenta e Rotunda do Modelo; Alto do Pacheco, Praia do Vau e Fortaleza/Marina – Linha Roxa garantindo, desta forma, um serviço de maior qualidade e mais ajustado às necessidades modernas de mobilidade.

O tarifário também ficou mais completo com a criação de títulos de transporte adaptados às diferentes necessidades dos principais grupos de utilizadores. A título de exemplo, por apenas €18 (passe mensal) o utilizador pode usufruir das 11 linhas do Circuito. Mais informações sobre os novos trajectos, horários e tarifário em www.cm-portimao.pt
Algumas curiosidades
Total de Quilómetros das novas linhas:
Linha Roxa - 19,070 km
Linha Castanha - 18, 466 km
Linha Cinzenta - 13,334 km
Linha Encarnada - 12,888 km

Valores do Investimento
O investimento total da autarquia para o ano de 2008 na rede de transportes públicos é de 4.000.000 euros (inclui as 11 linhas), sendo coberto em cerca de 40 % pelas receitas geradas pelos Vai e Vem.

Vai e Vem um caso de Sucesso

O Circuito Urbano de Portimão entrou em funcionamento em 1 de Agosto de 2003, com a Linha Azul (percorrendo o centro de Portimão, os principais pontos de actividade e serviços da cidade até ao hospital) e a Linha Verde (assegurando a ligação da Praia da Rocha ao centro da cidade e aos serviços de saúde). Um ano depois é lançada uma nova linha de circuito (Amarela) com o objectivo de servir algumas das principais áreas residenciais da periferia de Portimão e zonas em grande expansão populacional. Fruto das solicitações dos munícipes, em Outubro de 2005, as Linhas Verde, Azul e Amarela são ampliadas e são criadas as linhas Turquesa e Violeta.

Passam a ser 5 linhas, todas com ligação directa ao centro, cobrindo o coração da cidade, desde a zona do comércio tradicional às principais artérias turísticas e às principais zonas habitacionais da cidade. No Verão de 2006 passa a ser assegurada a ligação entre o Largo do Dique e a Praia da Rocha (Linha Rosa) e em Julho de 2007 o Vai e Vem chega a Alvor com a Linha Laranja.

Com o lançamento das 4 novas linhas na próxima segunda-feira a frota do Vai e Vem passa a ser constituída por 36 autocarros que serão conduzidos por 100 motoristas.

Nenhum comentário: