quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Portugal vai ter informação geográfica no Virtual Earth!



Portugal vai ter informação geográfica no Virtual Earth

Portugal vai ter brevemente informação geográfica disponibilizada no Virtual Earth, ferramenta da Microsoft para visualização de dados disponível na Internet, graças a um acordo entre a empresa norte-americana e o Instituto Geográfico Português (IGP).

O acordo com a Microsoft «possibilitará pela primeira vez à administração pública portuguesa a utilização desta plataforma para incorporar informação geográfica» explicou à Lusa o subdirector-geral do IGP, Pedro Julião, no Fórum de Líderes das Microsoft, que decorreu terça-feira e hoje, em Berlim.

O sistema, que deverá entrar em funcionamento em Portugal no primeiro trimestre de 2008, depois da respectiva apresentação pública, foi apresentado no Fórum como novidade global, garantiu o professor Pedro Julião.

«Portugal será de facto um dos primeiros países a adoptar esta lógica de funcionamento para a promoção de informação geográfica no apoio à governação», disse o responsável do IGP.
A inovação consiste, sobretudo, «não no sistema em si, mas na lógica que lhe é subjacente de a administração pública tirar partido dele», disse ainda Pedro Julião.

Para o cidadão comum, também haverá benefícios imediatos e directos, segundo o IGP.
Quem consultar agora o Google Earth ou o Microsoft Virtual Earth, verifica que a informação disponível sobre Portugal não é coerente, há áreas com informação bastante actualizada e muito precisa, mas outras com pouco pormenor, que só permitem uma visão desfocada do território.
Graças ao acordo entre o IGP e a Microsoft, no entanto, os internautas «passarão a ter um conhecimento uniforme e harmonizado de tudo o que existe a nível do país, em termos de exploração de informação geográfica», explicou Pedro Julião.

Além disso, a interacção que será introduzida na administração pública, graças à existência de uma base comum de informação geográfica, «permitirá reduzir tempos de resposta, e beneficiará também o cidadão», referiu ainda o responsável do IGP.

Actualmente, já existem sites para consulta de informação geográfica facultados pelo IGP, mas a colocação da referida informação no Google Earth e no Microsoft Virtual Earth facilitará muito o acesso a esta informação.

Nenhum comentário: