terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Olhão da Restauração - 200 anos!

OLHÃO JÁ ESTÁ EM FESTA!


O presidente da CM de Olhão abriu oficialmente as Comemorações do II centenário do concelho, sábado passado. Numa sessão solene em que estiveram presentes muitas personalidades da sociedade algarvia e da vida politica da região, Francisco Leal apresentou o vasto programa das comemorações que se estende até ao fim de 2008.


Dia 5 de Janeiro assinalou o arranque de um vasto conjunto de iniciativas e eventos que fazem parte do programa Olhão da Restauração - 200 anos «1808-2008». A abertura oficial destas comemorações teve lugar nos Paços do Concelho, numa sessão solene que reuniu as mais altas individualidades do Município e personalidades relevantes da sociedade algarvia.

O presidente da Câmara Municipal frisou a importância destas celebrações ao afirmar que «comemorar é trazer à memória a nossa história, muito rica e que muito nos honra. O passado faz parte de nós e é preciso passar às gerações mais jovens e àqueles que nos visitam os aspectos mais profundos da nossa história».

Francisco Leal apresentou também as linhas gerais do programa das comemorações que pretende que seja «abrangente e que envolva toda a população», segundo afirmou. Assim, será dado ênfase aos aspectos histórico-culturais de Olhão, com destaque para a realização de um Congresso Internacional de História dedicado ao período das invasões francesas e vários Encontros de editores, escritores e poetas.

Para além dos múltiplos eventos que decorrerão ao longo do ano, o autarca de Olhão afirmou que «2008 será o ano da inauguração do novo Auditório Municipal, da nova Biblioteca e do lançamento da obra do Museu da Ciência e do Mar, um projecto estruturante que ficará situado no antigo Matadouro Municipal».

Ainda sem confirmação está a tão ambiciosa viagem de caíque de Olhão até ao Rio de Janeiro. O objectivo é reviver a heróica aventura de alguns olhanenses, que no dia 6 de Julho de 1807 embarcaram no caíque Bom Sucesso para anunciarem ao Rei D Pedro V, exilado no Brasil, a derrota do exército invasor. A concretização desta iniciativa está ainda dependente de eventuais parcerias para suportar os elevados custos desta viagem. Uma questão que está a ser tratada por uma Comissão constituída pelo almirante Henrique Fonseca e os comandantes José Centeno e Ilídio Fonseca. Os trabalhos desta comissão podem ser acompanhados através do site http://www.naulusa.org/ .

Nesta sessão solene, o historiador António Rosa Mendes fez uma dissertação sobre a história de Olhão em que lembrou que «em 1680, havia apenas uma praia, um poço e algumas dezenas de cabanas de pescadores. Olhão não foi fundada, foi-se fazendo a si própria, por iniciativa dos seus habitantes. Foi essa mesma força que levou Olhão a liderar a revolta contra os franceses. Se o povo de Olhão não se tivesse revoltado, não haveria restauração» sublinhou o historiador.

Este dia 5 de Janeiro foi vivido intensamente em todo o concelho, com concertos, animação de rua, actividades para as crianças, encontros de charolas e passeios na réplica do caíque Bom Sucesso.

Nenhum comentário: