segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Saúde: Correia de Campos anuncia novos hospitais!

Correia de Campos anuncia novos hospitais de Faro e Sintra...


O ministro da Saúde, Correia de Campos, afirmou hoje que as piores situações de saúde no país localizam-se no litoral e à volta das grandes cidades e anunciou a construção dos novos hospital de Faro e de Sintra.


Correia de Campos visitou hoje quatro unidades de saúde no concelho de Sintra, para conhecer «o que se passa exactamente numa grande periferia a Norte de Lisboa» e anunciou a construção de novos hospitais em Sintra e em Faro.


Questionado pelos jornalistas sobre a falta de espaço nas urgências do Hospital de Faro, que origina a mistura de doentes com doenças respiratórias com pacientes com patologias infecciosas graves sem nenhum tipo de isolamento entre eles, Correia de Campos adiantou que «os problemas constroem-se olhando para futuro» e anunciou a construção do novo hospital de Faro.


«Faro vai ter um hospital central e é isso que estamos a tratar. Espero estar em muito boas condições de estar daqui a alguns meses a anunciar o concurso do novo hospital central de Faro que vai ser construído em parceria», adiantou o ministro.


Segundo Correia de Campos, «Faro tem um problema que torna difícil o seu funcionamento perfeito, que é a sua sazonalidade».


«Tem uma parte do ano, dois ou três meses, em que a sua população triplica e isso torna a gestão da saúde difícil e é por isso mesmo que estamos profundamente empenhados em dar resposta através de um hospital novo», sublinhou Correia de Campos.


O concelho de Sintra também terá um novo hospital e, segundo Correia de Campos, «vai ser posto a concurso juntamente com a gestão do Hospital Fernando da Fonseca [Amadora-Sintra]», contrato que termina este ano, mas que o Ministério vai «provavelmente solicitar a expansão do prolongamento precário da sua vigência».


«Está previsto no planeamento da grande Lisboa que Sintra tenha um hospital relativamente pequeno, que não terá mais que 150 camas, que servirá a parte Norte do concelho e será associado ao hospital Amadora-Sintra», ecplicou o ministro.


O local onde será construído o novo hospital ainda não foi encontrado, mas segundo Correia de Campos esse assunto ainda será discutido com o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara.

Nenhum comentário: