quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

LOULÉ CELEBRA 20º ANIVERSÁRIO DE ELEVAÇÃO A CIDADE


LOULÉ CELEBRA 20º ANIVERSÁRIO DE ELEVAÇÃO A CIDADE

No próximo 1 de Fevereiro, comemoram-se os 20 anos da elevação de Loulé a cidade. Neste âmbito, a autarquia vai levar a cabo um programa que passa pela inauguração de novos serviços na cidade, assinatura de protocolos e apresentação de novos projectos municipais.

Assim, pelas 10:30, vai ser inaugurado o “Espaço Internet” na Rua Nossa Srª da Piedade, nº6. Trata-se de um serviço ao dispor dos munícipes, desde jovens, a activos, idosos e pessoas com necessidades especiais, que poderão aceder neste local aos serviços on-line, e integra postos informáticos com acesso à Internet, gratuitamente. Este é um ponto de encontro e familiarização dos cidadãos com o uso das tecnologias da informação e comunicação, sendo também um local de aprendizagem e formação de vários públicos, designadamente através da admissão de competências básicas em tecnologias da informação.

Refira-se que esta iniciativa municipal conta com o apoio financeiro do programa POSC – Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento e Informação.

Segue-se, pelas 11:00, a inauguração do “Serviço Defesa do Consumidor”, no Mercado Municipal de Loulé. Este será um espaço de apoio, esclarecimento e defesa dos consumidores louletanos que aqui poderão obter diversas informações e, sobretudo, apoio jurídico por parte da DECO.

Nesta parceria a Associação de Defesa dos Consumidores terá ainda como incumbências desenvolver pareceres quando solicitada pela Autarquia, disponibilizando também a assistência necessária aos processos de mediação de conflitos de consumo.

Este será também um espaço de dinamização de actividades diversas como seminários, colóquios, sessões de informação ao consumidor em horário pós-laboral, acções de apoio aos professores das escolas uma vez que é necessário que as crianças e jovens sejam informados, cada vez mais cedo, para se tornarem consumidores mais esclarecidos.

Para as 11:30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, está prevista a assinatura do protocolo do Programa FINICIA Loulé – Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Concelho de Loulé entre a CM de Loulé, o Banco Santander Totta S.A., a Lisgarante – Sociedade de Garantia Mútua, S.A., a Globalgarve – Cooperação e Desenvolvimento, S.A. e IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, I.P..

À tarde, pelas 15:00, o executivo municipal vai assistir à cerimónia de assinatura do Auto de Consignação da Obra do Hospital de Loulé, entre a Santa Casa da Misericórdia e a empresa construtora Edivisa, a decorrer no edifício do Hospital.

Finalmente, às 16:00, os responsáveis autárquicos vão ao Cine-Teatro Louletano apresentar três projectos estruturantes para o Município: a ligação Loulé-Faro, a remodelação do Cine-Teatro e a remodelação do Parque Municipal de Loulé.

Refira-se que a 13 de Agosto de 1987 foi apresentada a proposta de elevação da vila de Loulé a cidade, subscrita pelos deputados do PSD, Mendes Bota e Cristóvão Norte. No dia 1 de Fevereiro de 1988 as aspirações dos louletanos são concretizadas através do decreto da Assembleia da República que aprova a elevação de Loulé a cidade.

Nenhum comentário: