quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

UALg: Manoel de Oliveira Honoris Causa!

Universidade do Algarve atribui Doutoramento Honoris Causaa Manoel de Oliveira!

A Universidade do Algarve (UAlg) atribuirá, no próximo dia 15 de Janeiro, o Doutoramento Honoris Causa a Manoel de Oliveira.


Naquele que será o primeiro acto do ano em que o realizador comemora os seus cem anos, a UAlg vai homenagear o cinema que é a sua arte maior, mas também a literatura e a música que têm marcado a sua incontornável obra cinematográfica. A cerimónia decorre no Grande Auditório da UAlg, em Gambelas, a partir das 15h30.

O acto académico será acompanhado de várias actividades que propõem revisitar o percurso de Manoel de Oliveira e, sobretudo, aproximar a obra deste grande criador do cinema português e mundial ao grande público. O Cineclube de Faro (CCF) está, desde o primeiro momento, associado a estas actividades.

A programação, que decorrerá em vários espaços culturais algarvios, incluirá mostras do cinema do realizador, com a apresentação de curtas-metragens e das longas-metragens A Divina Comédia (Dia 10 de Janeiro, 21h30, Cinatrium, Sala 1) e O Sapato de Cetim (dia 16 e 23 de Janeiro, 21h00, Cinatrium, Sala 1), filmes estes nunca antes exibidos pelo CCF.A partir do dia 15 de Janeiro poderá ser visitada no Grande Auditório da UAlg, em Gambelas, uma exposição de cartazes dos filmes em arquivo no Cineclube de Faro.

No primeiro semestre de 2008 está ainda previsto um ciclo de conferências sobre Manoel de Oliveira e o cinema português.Para o Vice-Reitor da UAlg, Prof. Doutor Pedro Ferré, a outorga do grau de doutor Honoris Causa é uma das formas de honrar este grande criador; mas o facto de Manoel de Oliveira o ter aceitado é uma das maiores homenagens que pode ser feita a esta academia.

Num momento em que as artes são uma das prioridades estratégicas da Universidade do Algarve, acolher Manoel de Oliveira no seu seio é também homenagear o cinema e homenagear todos quantos se dedicam à sétima arte, sejam criadores, sejam críticos, sejam meros espectadores.

É homenagear, ainda, de forma muito especial, o Cineclube de Faro, inspirador da decisão tomada pelo senado desta instituição.

Nenhum comentário: