reportagem fotográfica: Osores e Jovino Batista
A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) é o evento por excelência dos profissionais de turismo, onde estes têm possibilidade de dinamizar o seu negócio, confraternizar com os colegas do trade e apresentar as suas novidades. Para o público que visita a Feira todos anos, a BTL representa a oportunidade de agendar o seu próximo destino de fim-de-semana ou férias.
Em 2008, a BTL acumula 20 anos de experiência e assume-se como o maior e mais importante evento de turismo em Portugal, posicionando-se como o ponto de encontro e de debate dos problemas e desafios do Turismo. A BTL conta novamente com uma Comissão Organizadora, liderada, à semelhança do ano anterior, por Vítor Neto, presidente do NERA – Associação Empresarial do Algarve e vice-presidente da AIP – Associação Industrial Portuguesa Confederação Empresarial.
A 20ª BTL terá uma promoção reforçada dos “Destinos Internacionais”, presentes no Pavilhão 3. O Pavilhão 4 da FIL vai receber os “Sabores de Portugal”, com principal destaque para os Destinos Convidados: Açores e Madeira, visto a gastronomia ser cada vez mais apresentada como um produto turístico diferenciador das experiências de lazer e por conseguinte, dos destinos turísticos.
Visto que em 2007 a Bolsa de Turismo de Lisboa reuniu mais de 537 expositores nacionais, 326 estrangeiros (directos e indirectos) e cerca de 57.000 visitantes, este ano a equipa espera superar em quantidade e qualidade os dados que caracterizaram o salão no ano anterior.
BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa
16 a 20 de Janeiro de 2008
FIL – Feira Internacional de Lisboa, Parque das Nações, Lisboa
HORÁRIO PROFISSIONAL:
Dia 16: 13h - 20h / Dia 17: 10h - 20h.
HORÁRIO PROFISSIONAL E PÚBLICO:
Dias 18 e 19: 13h - 23h; Dia 20: 13h - 20h;
GASTRONOMIA: Todos os dias das 13H00 às 23H00
PERFIL DO VISITANTE: Profissionais de Turismo: Público em geral e Imprensa
DADOS ESTATÍSTICOS
Área Bruta 58.941 m2; Área Útil 38.721 m2; Expositores Directos Nacionais 365; Expositores Directos Estrangeiros 149; Total de Expositores Directos 514; Expositores Indirectos Nacionais 165; Expositores Indirectos Estrangeiros 92;Total de Expositores Indirectos 257; Total de Expositores Nacionais 530; Total de Expositores Estrangeiros 24. Total de Expositores 771.
Regiões representadas: RT Costa Azul, RT Oeste; RT Algarve, RT Leiria/Fátima, RT Alto Tâmega Barroso, RT Douro Sul, RT Verde Minho, RT Alto Minho, RT Centro, RT Serra da Estrela, RT Rota da Luz, RT Dão Lafões, RT Évora, RT Norte Alentejano, RT Planície Dourada, RT Templários, RT Ribatejo, RT Centro.
Câmaras Municipais: Loulé, Albufeira, Monchique, Olhão, Portimão, Faro, Reguengos de Monsaraz, Vila Franca de Xira, Oeiras, Loures, Alcochete, Mafra, Abrantes, Sintra, Nazaré, Sesimbra, Seixal, Seia, Trancoso, Guarda, Mangualde, Aveiro, Castro D’Aire, Barcelos, Lousada, Póvoa do Lanhoso, Nisa, Santarém, Grande Área Metropolitana do Porto, Grande Área Metropolitana de Aveiro.
BTL 20 ANOS - 20 PRÉMIOS
Para assinalar a efeméride dos 20 anos da Bolsa de Turismo de Lisboa realiza-se o passatempo “20 anos – 20 Prémios”. Os visitantes da BTL habilitam-se a ganhar vários prémios que incluem experiências turísticas a oferecer aos vencedores. Visite a BTL e esteja atento.
Os visitantes também serão convidados a participar na Exposição que celebra os 20 anos da BTL. O público poderá levar imagens e fotografias que recordem a sua passagem pela 20ªedição da BTL .
Na “Exposição 20 anos da BTL”, patente no Pavilhão Multiusos da FIL, estarão expostas fotografias, posters, clippings de imprensa e videos , que ilustram as duas décadas da feira e a sua evolução. No âmbito das comemorações serão ainda homenageados os expositores mais antigos da BTL, que demonstram a sua satisfação pela permanência na feira.
Bolsa de Turismo de Lisboa com Nova Imagem!
BTL 2008 celebra 20 anos com nova Imagem Institucional
A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), apresenta uma nova imagem gráfica a nível institucional, criada pela LABEL Brand Studio, para comemoração dos 20 anos da maior feira de turismo nacional. O objectivo subjacente à renovação da imagem da Bolsa de Turismo de Lisboa teve como base a celebração da efeméride dos seus 20 anos.
Nessa óptica, foi criado um selo comemorativo e também outras peças gráficas.
A clareza e objectividade da mensagem, a simplicidade dos conceitos e a harmonia geral entre os elementos foram a base que sustentou o desenvolvimento da nova comunicação. O resultado foi uma clara evolução relativamente a um passado recente, sem que com isso se perdesse as identidades já consolidadas da BTL e da FIL. A nova imagem manteve assim a mesma escala cromática (onde o azul continua a predominar), mas tornou-se mais fresca e apelativa.
O logótipo prima pela simplicidade, sendo menos denso que o antecedente. As cores claras e a fluidez das formas tornam-no agradável e amplamente reconhecido junto do público. Apesar de ser mais leve não perde o seu cariz institucional. O mesmo se pode dizer do selo comemorativo, dos 20 anos da BTL. Simples e objectivo, é também capaz de conquistar um elevado grau de reconhecimento.
Relativamente à comunicação global, criou-se uma clara diferenciação entre os dois tipos de target que esta Feira pretende atingir: Profissional e Público em Geral. Apesar do conceito ser idêntico para todos, cada segmento tem uma abordagem específica, de acordo com as suas características, de modo a simplificar a percepção da campanha junto de cada um deles.
Além das imagens específicas criadas para os segmentos Profissionais e Público em Geral,concebidas para cativar estes públicos e ir ao encontro dos seus desejos para esta feira, também foram desenvolvidos dois conceitos visuais adequados aos destinos convidados: Açores e Madeira. As imagens desenvolvidas para estes dois destinos foram inspiradas na beleza natural destes dois arquipélagos e nos pontos fortes da oferta turística das regiões.
O conceito geral que serve de base à campanha são os postais que o viajante envia do local onde se encontra para a sua família, amigos ou colegas. Uma forma recorrente e privilegiada para ilustrar tudo aquilo que um destino tem de bom para oferecer. Neste caso, os postais funcionam como um veículo de transmissão de informação sobre a própria BTL, com imagens associadas às áreas de interesse de cada um dos três targets anteriormente referidos.
A conjugação do elemento gráfico, simples, reconhecível e atractivo, com o elemento
fotográfico de imagens apelativas, resulta numa proposta integrada e harmoniosa, onde é permitido identificar com bastante facilidade a variedade de oferta turística presente nesta Feira.
O que se pretende alcançar com esta comunicação é, em última instância, uma proposta coerente e válida, forte o suficiente para poder ser aplicada em edições futuras.
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