quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Cidadão farense paga IUC com moedas = 55 quilogramas!


CIDADÃO PAGA O SELO DO BARCO... COM MOEDAS DE CÊNTIMOS

29.01.08

Valentim Carmo, residente em Faro, decidiu assim cumprir o seu dever e ao mesmo tempo protestar. Sem meias medidas e com alguma ajuda por parte de familiares e amigos, entrou na Tesouraria da Fazenda Pública, na Avenida 5 de Outubro desta cidade, com nada mais nada menos que 55 quilogramas de moedas de diversos valores.

"- Foi um aumento de que ninguém estava à espera e ninguém foi avisado, são 2 ou 3 vezes mais do que pagava até aqui.", frisou o mesmo.

"- Paguei o ano passado cerca de 130 euros e agora aumentou para quase 300 euros... Tenho o meu emprego e uso o barco 4 ou 5 vezes por ano como distracção. Não concordo com a forma como o governo actua pois isto já não é uma obrigação, é um roubo, mas se não pagar... tiram-me o barco." comentou ainda.

Vários contribuintes em idêntica situação e que aguardavam a sua vez para pagamento, apesar de um pouco contrariados pela demora provocada nos serviços desta tesouraria, apoiaram a forma de protesto de Valentim Carmo.

O problema está nos aumentos do Imposto Único de Circulação (IUC), aumentos estes em vigor desde 2 de Janeiro de 2008 para a categoria F - Embarcação - e que se situam nos 2,05 euros por cada KW de potência motriz, no entanto existe uma isenção do imposto para quem entregar o comprovativo e que contempla os barco-táxis e embarcações com menos de 20KW.

Estes aumentos tem gerado um grande mal-estar em muitos proprietários de embarcações: "- Até mesmo aqueles barcos que estão em garagem, na via pública ou em seco e a apodrecer tem que pagar."

Apesar de todo aquele valor em moedas não ter sido totalmente contado e conferido até ao fecho desta Tesouraria, o mesmo foi aceite e passada a respectiva guia de pagamento.
(in “Algarvepress”)

Nenhum comentário: