quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Melgaço - Concelho fica sem escolas primárias em 2009!

Melgaço: Concelho fica sem escolas primárias em 2009!

As cinco escolas primárias que ainda «resistem» em Melgaço vão fechar de vez no final do ano lectivo 2008/2009, sendo os alunos transferidos para um novo centro escolar na vila, informou hoje o presidente da Câmara.


Rui Solheiro disse à Lusa que o novo centro escolar está neste momento em concurso público, por 1,7 milhões de euros e vai servir os alunos de 11 freguesias da zona ribeirinha da vila, «em nome de um ensino moderno e de qualidade».
O autarca lembrou que a Câmara de Melgaço foi a primeira do País a construir um centro escolar, em 2000, quando abriu em Pomares uma estrutura para concentrar todos os alunos das sete freguesias serranas, o que permitiu o encerramento de sete escolas primárias.
O Centro Escolar de Pomares, que representou um investimento de 1,1 milhões de euros, acolhe actualmente cerca de 90 alunos, quer do 1º ciclo quer do pré-primário.


«Faltava-nos um equipamento do género para as freguesias da parte mais baixa do concelho, e é essa lacuna que vamos agora colmatar», disse Solheiro.
O novo centro escolar será composto por 14 salas de aulas e estará dotado de ligação à Internet, bem como de uma biblioteca e um espaço para actividades desportivas, devendo acolher cerca de 400 crianças, do pré-primário e do 1º ciclo.


O equipamento estará concluído a tempo de acolher o início do ano lectivo 2009/2010 e deverá ser dotado de painéis solares fotovoltaicos, que lhe darão alguma autonomia energética.
No distrito de Viana do Castelo, funcionam este ano lectivo 160 escolas do 1º ciclo, menos 23 do que em 2006/2007 e menos 98 do que há dois anos.


Em 2004, a Câmara de Paredes de Coura optou pela concentração do primeiro ciclo num único edifício, construído de raiz, face ao cada vez mais reduzido número de alunos, uma situação que levava a que a maioria das escolas estivesse «praticamente às moscas».


Neste ano lectivo, existem ainda no distrito de Viana do Castelo algumas escolas com um reduzido número de alunos, como a de Gaifar, em Ponte de Lima, com apenas oito jovens.
Outros exemplos são as escolas de Nogueira, em Ponte da Barca (11 alunos), Montaria e Samonde, em Viana do Castelo (com 13 cada uma), a de Troviscoso, em Monção (com 14), ou ainda a de Sopo, Vila Nova de Cerveira (com 16).


O distrito de Viana do Castelo contava com 258 escolas primárias no ano lectivo 2005/2006.

Nenhum comentário: