Domingo, 30 de Setembro de 2007
140.000 pessoas (recorde do A1 GP na pista de Zandvoort) assistiram hoje à vitória do Inglês Olivier Jarvis e ao abandono do piloto português João Urbano. O facto de o Team Portugal ter uma parceria com a equipa britânica não invalida a tristeza de João Urbano e do "boss" Luis Vicente pelos motivos que impediram o jovem piloto de terminar a corrida.
Nada apontava para que o dia fosse de tristeza. Pela manha, na Sprint Race, João Urbano tinha alcançado o 11º lugar, entre 22 concorrentes, e a tarde começou com sol, em ambiente de grande festa e com uma enorme expectativa dos muitos portugueses que assistiram a esta primeira etapa do A1 Grand Prix.
João Urbano que largou da última fila da grelha, ultrapassou, imediatamente três concorrentes. A estratégia definida previa uma paragem à 8ª volta para permitir que o piloto português regressasse à pista com caminho livre, para impor um bom ritmo de corrida.
O facto de a China ter uma parceria estratégico-diplomática especial com Portugal não se aplicou desta vez. À quarta volta João Urbano utilizou o Powerboost (aumento temporário de potência) para ultrapassar o carro do A1 Team China na entrada para a recta da meta. O piloto chinês fez um erro na abordagem da curva o que perturbou João Urbano levando-o à parte suja da pista…e ao abandono.
Não é fácil para quem se tem preparado com todo o cuidado e empenho para representar condignamente Portugal que o arranque do campeonato se faça com um abandono. João Urbano explica que “estou desapontado com esta estreia no campeonato, visto que ao longo do fim-de-semana evidenciámos um bom andamento, que acreditamos ser prenúncio de um bom resultado, que infelizmente não veio a acontecer. Ao arriscar para tentar uma rápida recuperação no início da prova, não contava com a manobra do meu adversário chinês; acontece a todos e desta vez o azar bateu-me à porta”.
Para Luís Vicente “a estrela não esteve com Portugal neste fim-de-semana em Zandvoort, mas o campeonato começou agora, a parceria com o A1 Team GBR está a dar frutos e vamos levantar a cabeça e seguir em frente com a certeza de que estão reunidas todas as condições para que nos apresentemos em Brno, a 13 e 14 de Outubro para discutir, de igual para igual, com os outros concorrentes”.
A primeira etapa do campeonato 2007/2008 demonstrou duas características que fazem do A1 GP um sucesso: o elevado nível de competitividade da esmagadora maioria dos 22 concorrentes e a alegria da enorme mole humana que, como já referi, encheu Zandvoort.
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