sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

XXVII ENCONTRO DE CHAROLAS DA CIDADE DE FARO NO TEATRO DAS FIGURAS


XXVII ENCONTRO DE CHAROLAS DA CIDADE DE FARO NO TEATRO DAS FIGURAS

O Encontro de Charolas da Cidade de Faro, que conta já com 26 edições de sucesso, regressa ao Teatro das Figuras em Janeiro de 2008, no dia 5, pelas 14:00.

As charolas, cuja actuação pública decorre durante os primeiros dias de cada ano, são agrupamentos de homens e mulheres que, acompanhados por instrumentos (acordeão, ferrinhos, saxofone, pandeiretas e castanholas), actuam em festivais de charolas e percorrem as casas dos amigos e os principais estabelecimentos comerciais da sua zona, lançando cantigas e quadras geralmente improvisadas num ambiente de jovialidade e alegria. Uma das figuras mais importantes nos grupos charoleiros é o “começador”, que representa a figura do maestro.

Existem divergências sobre as origens desta cultura popular, mas julga-se ter surgido em 1918, no final da 1.ª Guerra Mundial, para saudar com alegria os conterrâneos que regressavam dos campos devastados de Flandres.

Hoje corresponde a uma das tradições culturais mais significativas do concelho e que a Câmara Municipal de Faro pretende preservar. Neste sentido, a Autarquia convidou para o 27.º Encontro de Charolas 11 grupos, 10 dos quais pertencentes ao Concelho: Charola Juventude União Bordeirense, Charola União Bordeirense e Charola Mocidade União Bordeirense, da Bordeira; Charola da Casa do Povo da Conceição - Conceição de Faro; Charola Ossónoba e Charola Aldeia Branca de Estoi e as Charolas de Santa Bárbara de Nexe: Charola Flor Oriental, Charola Nova Flor, Charola da Malta e Charola Flor de Liz. Neste encontro estará ainda presente um grupo do Concelho de Tavira, a Charola dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Tavira.

Um Encontro com muita música, versos e tradição para saudar o ano de 2008.

CHAROLAS DA CIDADE DE FARO SOBEM AO PALCO DO TEATRO MUNICIPAL

No próximo dia 6 de Janeiro, primeiro domingo do novo ano, “manda” a tradição que se realize na cidade de Faro o Encontro de Charolas da Cidade. Em 2007 assinala-se a sua XXVI edição que tem como novidade o facto de se realizar no Teatro Municipal de Faro.

O Encontro tem início pelas 14:30 e só termina às 20:30 após a actuação de doze grupos de charolas.

Charolas presentes e hora de actuação:

Charola da Amizade da Casa do Povo de Santa Catarina da Fonte do Bispo – 14h30;
Charola Juventude União Bordeirense – 15h00;
Charola da Casa do Povo da Conceição – 15h30;
Charola Flor Oriental – 16h00;
Charola Nova Flor – 16h30;
Charola União Bordeirense – 17h00;
Charola Flor da Malta – 17h30;
Charola Mocidade União Bordeirense – 18h00;
Charola Ossónoba de Estoi – 18h30;
Charola Aldeia Branca – 19h00;
Charola dos Cavacos – 19h30;
Charola Flor do Liz – 20h00;

Em Faro, o encontro de charolas é sempre muito participado quer em termos de grupos presentes quer em termos de público.

Nenhum comentário: