quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Algarve: Mendes Bota quer esclarecimentos sobre novo traçado de linha eléctrica


Algarve: Mendes Bota quer esclarecimentos sobre novo traçado de linha eléctrica

O deputado Mendes Bota pediu hoje ao Governo esclarecimentos acerca do novo traçado da linha que vai reforçar o abastecimento eléctrico ao Barlavento algarvio, alegando que nada garante que as afirmações do ministro da Economia tenham "validade".

Falando aos jornalistas após uma reunião com a Rede Eléctrica Nacional (REN), no início do mês, Manuel Pinho anunciou que iria haver um traçado alternativo para a linha de muito alta tensão entre Tunes a Portimão, o que levou à suspensão das obras em Vale Fuzeiros, Silves.
Apesar do ministro ter afirmado que a alternativa ia de encontro aos desejos da autarquia local, a presidente da Câmara de Silves negou a existência de um acordo sobre um alegado novo traçado e mostrou-se surpreendida quando ouviu que havia sido apresentada uma solução de consenso.
Em comunicado, o deputado social-democrata mostrou-se preocupado com a situação, por considerar que nada assegura aos moradores que as garantias dadas pelo Governo "venham a ser cumpridas", já que segundo a REN a alternativa pretendida colide com a Rede Natura 2000.
Neste sentido, Mendes Bota questiona no requerimento que enviou hoje à Assembleia da República (AR), se já foi encomendado o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) necessário e se já foi dado a conhecer o traçado alternativo à Câmara Municipal de Silves e qual é a sua posição.
O deputado termina questionando qual a data previsível para uma decisão final que "ponha termo a este conflito" e se a REN pretende começar a orientar os seus investimentos nas linhas de alta e muito alta tensão para os cabos subterrâneos.

Nenhum comentário: