quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Popular encontra engenhos explosivos junto ao Rio Tejo!

Abrantes:Popular encontra engenhos explosivos junto ao rio Tejo

A Brigada de Minas e Armadilhas de Leiria desactivou hoje três peças de artilharia descobertas por um popular junto ao rio Tejo, no Porto da Barca, Tramagal.

Jorge Pereira, enfermeiro-militar, 46 anos, fazia o seu habitual passeio matinal junto ao rio quando deparou com alguns objectos explosivos semi enterrados nas areias do Tejo.
"O rio estava anormalmente baixo e deparei-me com dois objectos que reconheci de imediato porque lido com eles devido à minha condição de militar", disse à Agência Lusa.
"Fiquei preocupado porque, apesar de não lhes ter tocado, pareceram-me munições de carro de combate, de canhão sem recuo ou peças de artilharia. Objectos explosivos com óbvios perigos de manuseamento e como há muitos pescadores por aqui mas também famílias inteiras a passear decidi contactar a GNR local", acrescentou.
Depois de chegarem ao local, as forças de segurança criaram de imediato um perímetro de segurança no local e chamaram a Brigada de Minas e Armadilhas para desactivar os engenhos, que se viriam a revelar inofensivos.
Fonte da Brigada disse à Lusa que "foram recolhidas da margem do rio três peças de artilharia, cada uma com um peso a rondar os 8,9 quilos, mas não ofereciam perigo".
A mesma fonte disse que esta é "pelo menos a terceira vez" que são chamados ao mesmo local e que "numa delas foi encontrado um engenho" que fizeram explodir no local.
João Escarola, pescador, conhece as margens do Tejo há mais de 60 anos e, segundo disse à Lusa, muitos mais engenhos do género estarão espalhados pelas margens.
"Uma antiga fundição que existia em Tramagal livrou-se dos explosivos atirando-os para o rio depois de um uma grande acidente em que morreram várias pessoas", contou o pescador, garantindo que "nas margens do rio, quando está baixo, é só procurar porque são às dezenas por aí espalhados".
Fonte da Brigada de Minas e Armadilhas disse à Lusa que o procedimento do cidadão Jorge Pereira "foi exemplar".
"Quem encontrar este tipo de objectos deve fazer o mesmo, ou seja, não tocar nos objectos, sinalizá-los e chamar imediatamente as forças de segurança".
"Até prova em contrário este tipo de engenhos é potencialmente perigoso para quem lhes queira mexer", disse a mesma fonte.

Nenhum comentário: