terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Medicamentos: Alerta do Infarmed!!

Alerta do Infarmed...

Medicamento para ajudar a deixar de fumar pode levar a ideias suicidas!

A autoridade do medicamento alertou segunda-feira os médicos portugueses que o fármaco para ajudar a deixar de fumar Champix pode levar os doentes a ter ideias suicidas.

Na sua página da Internet, o Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde - pede aos doentes que estejam a tomar Champix e que desenvolvam ideias suicidas a interromper o tratamento e a contactar o médico de imediato. Este alerta do Infarmed surge depois de a autoridade europeia do medicamento ter registado casos de ideação suicida em doentes em tratamento com o Champix, comercializado em Portugal pela Pfizer.

"Todas as reacções adversas do Champix são analisadas de forma regular. Os casos de ideação suicida e de suicídio foram revistos em Julho, Outubro e Novembro" deste ano, refere o Infarmed.

Assim, a autoridade europeia solicitou à Pfizer que coloque no folheto informativo do medicamento esta nova informação sobre os sintomas de depressão, que podem incluir ideias suicidas.
O Infarmed optou ainda por enviar aos médicos um conselho mais geral: "devem ter em atenção que a cessação tabágica, com ou sem terapêutica farmacológica, tem sido associada à exacerbação de doenças psiquiátricas subjacentes, devendo os doentes ser aconselhados e acompanhados de forma apropriada".
O Champix é indicado para a cessação tabágica em adultos, cuja substância activa é a vareniclina, e está disponível no mercado em comprimidos.

Nenhum comentário: