segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Todo o espírito do Natal tradicional… em S. Brás de Alportel

Todo o espírito do Natal tradicional…

que respira tranquilidade e pureza, fraternidade e paz, feito de coisas simples, alheado das multidões e das filas de trânsito pode ser visitado e vivido em São Brás de Alportel.

O Município de São Brás de Alportel convida a visitar 4 Presépios Públicos, expostos em 4 locais do concelho, que nasceram da união e da boa vontade das comunidades locais.
Uma vez mais a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Algarve (CCDR) lançou o desafio e de novo as comunidades locais, as associações e as autarquias (Câmara Municipal e Junta de Freguesia de São Brás de Alportel) juntaram-se para manter vivas as tradições do Natal, recuperando o costume de construir presépios de todos e para todos…
Quatro presépios podem ser visitados em São Brás de Alportel, até ao próximo dia 6 de Janeiro (dia de Reis):
> Em Machados (no Parque dos Poetas, junto à EN2, 6Km a sul da Vila, direcção Faro – São Brás), onde as tradicionais figuras do presépio, criadas com tecidos e outros materiais reutilizados dão as “Boas Festas” a quem chega... Um trabalho a cargo do Grupo Desportivo e Cultural de Machados, com a colaboração da população;
> Em Corotelo (no Átrio da Escola – na parte poente do concelho], toda a comunidade escolar uniu esforços para construir um bonito presépio, com figuras em tamanho real e muita imaginação... um trabalho com coordenação do Jardim-de-Infância do Corotelo, que contou com a colaboração de toda a comunidade escolar. Uma mensagem de esperança num futuro melhor, é deixada pelos mais pequenos, neste presépio original.
> Em Alportel [no Centro Museológico – centro da aldeia de Alportel, a norte da Vila]
Uma Aldeia de Alportel em miniatura nasceu da arte e da união da comunidade, para acolher em fraternidade este Natal... num trabalho minucioso e paciente, os homens e as mulheres de natal deram de novo prova de como a união e a fraternidade são capazes de verdadeiras obras de arte. A iniciativa cabe à Sociedade Recreativa Alportelense.

> Em Mesquita (junto à Capela – na zona nascente do concelho)
O bonito sítio de Mesquita acolhe de novo um presépio público. Com tradicionais bonecos de trapo, cortiça e muita criatividade nasceu um presépio original que procura recriar todo o espírito do Natal... e pode ser visitado num espaço junto à Capela da Mesquita, num trabalho a cargo da comunidade local.
Durante a quadra natalícia, em São Brás de Alportel podem ainda visitar-se um conjunto de outros Presépios Públicos: um Presépio Misto no Museu do Trajo, numa iniciativa do Museu do Trajo de São Brás de Alportel; presépios no Centro Infantil António Calçada e no Lar de 3.ª Idade - Sta Casa da Misericórdia, iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel e também o Presépio Tradicional Algarvio na Igreja Matriz, que a Paróquia de São Brás de Alportel apresenta uma vez mais para preservar a tradição do Presépio Algarvio.

Nenhum comentário: