quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Latitude 60! – Ano Polar Internacional 2007/08!


Latitude 60! – Ano Polar Internacional 2007/08

Estudantes portugueses passam as férias de Natal na Antárctida...

Como será o Natal na Antárctida? Sete estudantes portugueses vão descobri-lo dentro de dias. Em pleno dia de Natal, Irina Boteta, Andreia Raposo, Inês Murteira, Miguel Guerreiro, Marta Alves, João Covita e Maria Inês Martins partem rumo à Antárctida, integrados na expedição canadiana Students on Ice.
Actualmente alunos do 12.º ano e “caloiros” dos cursos de Biologia, Matemática e Medicina Veterinária, estes estudantes viram os seus projectos de Secundário distinguidos no concurso nacional À Descoberta das Regiões Polares, realizado no âmbito do LATITUDE60!, um projecto educativo do Comité Português para o Ano Polar Internacional e apoiado pela Ciência Viva.
A final da competição realizou-se em Junho, no Pavilhão do Conhecimento, e juntou cerca de 500 trabalhos de todos os graus de ensino.
Desde essa data, os alunos têm vindo a preparar-se para a viagem com o apoio dos investigadores polares do LATITUDE60! e da equipa da Ciência Viva. Nesta expedição irão juntar-se a 57 estudantes estrangeiros numa viagem que os levará perto do Círculo Polar Antárctico e a diversas ilhas ao largo da Península Antárctica, uma das áreas mais afectadas pelas alterações climáticas.
A expedição decorrerá durante o Verão austral, quando os períodos de luz são mais longos mas as temperaturas do ar continuam baixas. Os dias dos jovens exploradores serão preenchidos com diversas actividades, incluindo palestras pelos cientistas polares a bordo, idas regulares ao continente para estudar a fauna e a flora, e visitas a bases antárcticas.
Para além de ficarem a conhecer a investigação científica em curso, os estudantes vão ter também a oportunidade de realizar trabalho científico, como por exemplo medir os índices de poluição em amostras de gelo.
Que experiências, impressões e mensagens vão estes jovens trazer no seu regresso, a 9 de Janeiro?
O Ano Polar Internacional é um programa científico que visa a promoção e divulgação do conhecimento sobre as regiões polares. Portugal participa pela primeira vez e o projecto LATITUDE60!, que decorre entre Março de 2007 e Março de 2009, tem sido referido como exemplo a nível internacional.
Mais informações em http://anopolar.no.sapo.pt/latitude60/index.html e www.cienciaviva.pt
Contacto: Gonçalo Vieira – 966475980

Nenhum comentário: