quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Oceanografia: Os “nossos” tubarões: queridos ou temidos?


Próximo Café Oceano acontece a 13 de Dezembro, no Café Aliança

Os “nossos” tubarões: queridos ou temidos?


A última edição em 2007 do Café Oceano terá lugar amanhã, 5.ª feira,
dia 13 de Dezembro no Café Aliança, em Faro, a partir das 18:30.
O investigador Rui Coelho, da UAlg, é o responsável pela apresentação do tema em debate "Os ‘nossos’ tubarões… Queridos ou temidos?"

O que é um tubarão? Quantas espécies existem no mundo? E em Portugal? Os tubarões “portugueses” são perigosos? Estas são apenas algumas das perguntas às quais o investigador Rui Coelho, da UAlg, vai responder durante o próximo Café Oceano, acolhido pelo lendário Café Aliança, na baixa de Faro.
Animais vulneráveis, os tubarões enfrentam actualmente várias ameaças. Por serem predadores de topo, apresentam uma taxa de mortalidade natural muito baixa. Isto tem uma explicação simples: como não são perseguidos, também não têm muita necessidade de se reproduzirem, o que faz com que sejam um grupo populacional relativamente pequeno. Mas a pesca tem feito muitas vítimas, resultando num declínio vertiginoso do número de tubarões em liberdade.
Neste Café Oceano vão também discutir-se estes aspectos, tal como o que se está a fazer para proteger e conservar estes animais.
O Café Oceano nasceu de uma ideia original dos alunos de Oceanografia da FCMA e da Prof.ª Cristina Veiga Pires, também docente naquela faculdade, com o objectivo de debater assuntos relacionados, justamente, com o oceano. Decorre normalmente uma vez por mês, ao fim do dia, num café de Faro.
Para participar não é preciso ser especialista, só é necessária curiosidade e interesse pela matéria em debate. O painel de especialistas que faz a apresentação mensal de cada tema, assim como a moderação da discussão, incentiva à participação de toda a população – todos são bem-vindos e, do ponto de vista da organização, quanto maior a diversidade de perspectivas, melhor. O debate acontece à volta da mesa, no café, em ambiente informal.
A primeira edição do Café Oceano teve lugar no dia 19 de Maio de 2005, no Bar do Álvaro, em Gambelas, e desde essa data já foram abordados, entre outros, temas como “O que é o oceano?”, “A transexualidade nos oceanos”, ou “Porque é que existe tanta água salgada e tão pouca água doce?”

Para mais informação sobre o Café Oceano:
http.//cafeoceano.blogspot.com
ou
Prof.ª Cristina Veiga Pires (FCMA) cvpires@ualg.pt UALG: 289 800 900 – Ext: 7354

Para mais informações sobre o tema de Dezembro:
Dr. Rui Coelho rpcoelho@ualg.pt UALG: 289 800 900 – Ext: 7242

Nenhum comentário: