Lisboa: Metro liga Amadora a Santa Apolónia na quarta-feira...
O Metropolitano de Lisboa vai inaugurar o último troço da Linha Azul, entre o Terreiro do Paço e Santa Apolónia, na próxima quarta-feira, após sucessivos adiamentos devido à necessidade de construir um novo túnel.
A inauguração das duas estações, marcada para as 12:00, estava prevista para sábado, dia 22, mas foi antecipada três dias.
Para celebrar a conclusão da Linha Azul e a inauguração das duas novas estações, o Metro oferece quarta-feira viagens gratuitas, em toda a rede, anunciou hoje a empresa.
A Linha Azul passará assim a ligar o terminal ferroviário de Santa Apolónia à Amadora, com passagem pela Baixa Pombalina.
O orçamento inicial para esta obra foi calculado em 165 milhões de euros (a preços de 1997), mas acabou por custar 299 milhões de euros, de acordo com o actual ministro das Obras Públicas e Transportes, Mário Lino.
Esta obra teve o primeiro reverso nos prazos de conclusão, quando um aluimento de terras ocorrido em Junho de 2000, na ligação entre o Poço da Marinha e o Terreiro do Paço, colocou em questão a segurança da infra-estrutura, e provocou um abatimento de parte da abóbada do túnel, além de fissuras nas paredes.
O túnel ficou ameaçado quando água e lodo começaram a entrar para a galeria, pondo em causa a própria estabilidade do Terreiro do Paço, e obrigaram à paragem das obras.
A infra-estrutura foi inundada para manter o túnel estabilizado e evitar um colapso, e só em Janeiro de 2003 foi totalmente esvaziado, quando uma equipa de consultores holandeses vieram a Portugal para apresentarem um estudo, o que viria a acontecer em Junho desse ano.
O ministro da tutela em 2003, Valente de Oliveira, deu indicações para a equipa holandesa continuar os estudos de solução para o túnel, enquanto o governo escolhia os responsáveis da nova obra, "para não se perder tempo", pelos sucessivos atrasos.
Os técnicos da empresa TEC - Tunnel Engineering Consultants, concluíram que "88 por cento do túnel não apresentava fissuração", e apresentaram um projecto de reforço do túnel, com uma segunda estrutura metálica dentro do primeiro anel construído.
Em Outubro deste ano, o ministro das Obras Públicas e Transportes, Mário Lino, justificou o atraso de dois anos e meio em relação ao previsto para a segunda fase (após a apresentação do projecto holandês), com questões de segurança e a necessidade de reformular todo o projecto.
"O anterior túnel teve de ser abandonado para que fosse construído um novo", além de ter sido necessário alterar a estação de Metro no Terreiro do Paço para um "novo local" , explicou o responsável da tutela.
As promessas políticas de inauguração desta obra estiveram agendadas para 2003, 2004, 2005 e 2006, mas o ex-ministro das Obras Públicas Ferreira do Amaral chegou mesmo a ter previsto que este troço do Metro estaria operacional no Inverno de 1997.
A reposição do Cais das Colunas no Terreiro do Paço está prevista para Novembro de 2008, mais de onze anos depois de o monumento, datado de finais do século XVIII, ter começado a ser removido do local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário