quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Operações 'stop' da PSP em 2007 - renderam mais de três milhões de euros!


Operações 'stop' da PSP renderam mais de três milhões de euros em 2007

O balanço é ainda provisório, mas já há números chorudos: 3,2 milhões de euros em infracções ao Código da Estrada, mais de oito mil por excesso de velocidade, 700 detenções e quase duas mil viaturas apreendidas. Tudo isto só em Lisboa e resultante de quase 700 operações stop realizadas pela Divisão de Trânsito (DT) da PSP, desde Janeiro até à semana passada.

Ao todo, e segundo as estatísticas oficiais, foram controladas 487.306 viaturas por radar e 25.198 nas acções de fiscalização. O excesso de velocidade resultou em 4920 infracções graves e em 3468 muito graves. Quanto a detenções, registaram-se 452 por condução ilegal, 242 por álcool e 43 por outros motivos. Mas há mais: 8477 viaturas bloqueadas, 7742 rebocadas e 1922 apreendidas. A verba facturada será agora repartida pelo Estado (40%), entidade fiscalizadora (30%), Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (20%) e governos civis (10%).
No entanto, e de acordo com o comandante operacional da DT, subcomissário João Pinheiro, 2007 não deverá atingir os valores de 2006, "um dos anos em que a actividade policial detectou maior número de infracções", as quais resultaram em quase quatro milhões de euros. Em 2005, as autoridades registaram menos infracções. A explicação parece estar no facto de ter entrado em vigor o novo Código da Estrada e os condutores terem optado por alguma cautela na estrada.
Em relação a 2006, o montante proveniente das infracções foi assustador, mas, segundo as autoridades, tal não significa apenas que os condutores portugueses infringiram em muito as regras da estrada. Aliás, segundo o oficial da PSP, a condução tem melhorado, mas a polícia também. Por isso, esta realidade é sobretudo reflexo de uma actividade operacional. "Desde 2006 que temos vindo a apostar em acções de grande dimensão, que resultem em maior visibilidade. Se um condutor percebe que há patrulhas na rua, terá sempre mais cuidado com a condução", explicou.
O objectivo tem sido: mais operações, vigilância e fiscalização. E irá manter-se em 2008 com algumas novidades. Ao que apurámos, uma delas será o reforço da vigilância à tarde. É o período em que ocorre maior número de acidentes e em que os níveis de alcoolemia atingem valores superiores aos detectados nas fiscalizações à noite. "Há condutores com taxas de alcoolemia de 2 g/l no sangue", argumentou o subcomissário Pinheiro. Por exemplo, na sexta-feira, durante a última operação antes do Natal, foi detido um homem de 41 anos que, às 16.00, já registava 2,09 g/l.
Os dados recolhidos pela polícia provam que a faixa etária entre os 40 e os 55 anos é a que regista índices mais elevados de álcool no sangue após o almoço. "Não só porque bebe mais, mas também porque já aguenta menos o efeito desta substância que as camadas jovens", explicaram-nos.
Mas o reforço da vigilância durante a tarde foi ainda justificado pelo oficial da DT com o facto de, "neste período, as operações visarem um público alvo mais abrangente e poderem ocorrer durante todos os dias da semana, enquanto à noite as acções são direccionadas, maioritariamente, para as áreas de diversão nocturna, fins--de-semana e camadas etárias jovens".
A PSP vai estar na rua. Cada operação envolve mais de 50 elementos, dez carros-patrulha e quase tantas motos. A meta é diminuir a sinistralidade dentro da capital.

Nenhum comentário: